VIH. Pode já haver três pessoas curadas

simcsea / Flickr

Houve um intervalo de 12 anos entre o anúncio do primeiro e segundo pacientes supostamente curados das suas infeções pelo VIH. Mas, agora, outra equipa está a dizer que eliminou a infeção num terceiro paciente.

Na terça-feira, foi anunciado que um doente anónimo afetado com o vírus da imunodeficiência humana (VIH), referido pelo nome de ”paciente de Londres”, foi curado.

É a segunda pessoa em 12 anos a ver-se livre do vírus através de tratamentos médicos, depois de uma investigação que falhou várias vezes. Agora, apesar de os investigadores dizerem que é muito cedo para dizer que ”é uma cura”, muitos especialistas consideram que este é o caminho.

Contudo, agora, uma equipa de investigadores da Holanda anunciou a existência do “paciente de Düsseldorf” na Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas em Seattle, na terça-feira.

Este paciente foi submetido ao mesmo tipo de transplante de medula óssea que os outros dois pacientes livres de VIH. Agora, três meses depois que parou de tomar medicamentos antivirais, biopsias do intestino e dos gânglios linfáticos do paciente não mostraram nenhum VIH infeccioso, disse Annemarie Wensing, do University Medical Center Utrecht.

Ainda é muito cedo para saber ao certo se este terceiro paciente realmente foi “curado” do VIH – ou se alguém foi curado de todo. Doze anos após o anúncio do primeiro paciente sem VIH, ainda é impossível saber com certeza que o vírus não está num estado indetetável.

O norte-americano Timothy Ray Brown foi a primeira pessoa a ser tratada, mas recebeu um tratamento mais agressivo: fez dois transplantes e uma radioterapia.

Já o segundo paciente, o ”London pacient”, em 2016, concordou em ser submetido a um transplante de células estaminais para tratar um Linfoma de Hodgkin. Os médicos assistentes conseguiram encontrar um doador com a mutação genética que confere resistência natural ao VIH.

No entanto, dois outros pacientes com VIH que ainda tomam medicamentos antivirais passaram pelo mesmo procedimento de transplante de medula óssea que os pacientes livres de VIH, disse Javier Martinez-Picado, do Instituto IrsiCaixa de Pesquisa em Aids de Barcelona.

Se estes pacientes responderem da mesma maneira que os outros três pacientes – com o VIH aparentemente completamente erradicado – quando pararem de tomar os medicamentos antivirais, o número crescente de histórias de sucesso pode tornar mais fácil dizer com confiança que os médicos realmente encontraram uma cura para o VIH.

É improvável que o transplante de medula óssea – arriscado e com efeitos severos que podem durar anos – seja uma opção de tratamento realista num futuro próximo, em que vão estar disponíveis medicamentos poderosos para controlar o VIH.

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …