VIH. Pode já haver três pessoas curadas

simcsea / Flickr

Houve um intervalo de 12 anos entre o anúncio do primeiro e segundo pacientes supostamente curados das suas infeções pelo VIH. Mas, agora, outra equipa está a dizer que eliminou a infeção num terceiro paciente.

Na terça-feira, foi anunciado que um doente anónimo afetado com o vírus da imunodeficiência humana (VIH), referido pelo nome de ”paciente de Londres”, foi curado.

É a segunda pessoa em 12 anos a ver-se livre do vírus através de tratamentos médicos, depois de uma investigação que falhou várias vezes. Agora, apesar de os investigadores dizerem que é muito cedo para dizer que ”é uma cura”, muitos especialistas consideram que este é o caminho.

Contudo, agora, uma equipa de investigadores da Holanda anunciou a existência do “paciente de Düsseldorf” na Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas em Seattle, na terça-feira.

Este paciente foi submetido ao mesmo tipo de transplante de medula óssea que os outros dois pacientes livres de VIH. Agora, três meses depois que parou de tomar medicamentos antivirais, biopsias do intestino e dos gânglios linfáticos do paciente não mostraram nenhum VIH infeccioso, disse Annemarie Wensing, do University Medical Center Utrecht.

Ainda é muito cedo para saber ao certo se este terceiro paciente realmente foi “curado” do VIH – ou se alguém foi curado de todo. Doze anos após o anúncio do primeiro paciente sem VIH, ainda é impossível saber com certeza que o vírus não está num estado indetetável.

O norte-americano Timothy Ray Brown foi a primeira pessoa a ser tratada, mas recebeu um tratamento mais agressivo: fez dois transplantes e uma radioterapia.

Já o segundo paciente, o ”London pacient”, em 2016, concordou em ser submetido a um transplante de células estaminais para tratar um Linfoma de Hodgkin. Os médicos assistentes conseguiram encontrar um doador com a mutação genética que confere resistência natural ao VIH.

No entanto, dois outros pacientes com VIH que ainda tomam medicamentos antivirais passaram pelo mesmo procedimento de transplante de medula óssea que os pacientes livres de VIH, disse Javier Martinez-Picado, do Instituto IrsiCaixa de Pesquisa em Aids de Barcelona.

Se estes pacientes responderem da mesma maneira que os outros três pacientes – com o VIH aparentemente completamente erradicado – quando pararem de tomar os medicamentos antivirais, o número crescente de histórias de sucesso pode tornar mais fácil dizer com confiança que os médicos realmente encontraram uma cura para o VIH.

É improvável que o transplante de medula óssea – arriscado e com efeitos severos que podem durar anos – seja uma opção de tratamento realista num futuro próximo, em que vão estar disponíveis medicamentos poderosos para controlar o VIH.

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …