/

Vigas podres suspendem obras do museu Salazar

3

António Oliveira Salazar

As obras para a construção do Centro Interpretativo do Estado Novo, mais conhecido por museu Salazar, em Santa Comba Dão, foram interrompidas há cerca de duas semanas.

De acordo com o semanário Expresso, as obras foram suspensas depois de os técnicos responsáveis pela reestruturação da Escola-Cantina Salazar terem descoberto que uma parte das vigas que sustentam o telhado estão podres.

“Neste momento estão já colocados 70 metros quadrados de telhas novas. Mas tivemos um percalço e fomos obrigados a parar temporariamente a obra por motivos técnicos. As vigas estão mais envelhecidas do que se julgava e vão ser substituídas por um novo material conhecido por aço leve”, contou João Onofre, vereador da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, ao mesmo jornal.

Segundo o Expresso, as vigas estão em tão mau estado que um soprador elétrico de jardim, que é usado para afastar filhas do chão, poderia fazer estremecer a estrutura. Para proteger a zona ainda sem telhado, foi preciso colocar plástico, de forma a que a antiga escola não fique a céu aberto nem inunde com a água da chuva.

As obras no telhado, portas e janelas da casa vão ficar suspensas durante “algumas semanas”. Não se sabe se será montada uma nova estrutura.

De acordo com o Expresso, foi aprovado um orçamento de “190 mil a 200 mil euros” destinado ao futuro Centro Interpretativo do Estado Novo.

O anúncio da instalação de um museu sobre a antiga ditadura do Estado Novo e seu líder, Salazar, em Santa Comba Dão, Viseu, estalou a polémica. Mais de 200 ex-presos políticos manifestaram-se contra e houve até uma petição, assinada por mais de 15 mil pessoas, para impedir a construção do museu.

A petição foi mesmo ao Parlamento, que condenou a criação de um museu dedicado a Salazar em Santa Comba Dão, terra natal do ditador, Viseu, aprovando um voto do PCP por considerar ser uma “afronta à democracia”. PSD e CDS abstiveram-se, mas a maioria de esquerda – PS, BE, PCP e PEV – aprovou o voto apresentado pelos comunistas à comissão permanente da Assembleia da República

Salazar, que morreu há precisamente 49 anos, foi um ditador que governou o país entre 1932 e 1968, tendo assumido ainda a pasta das Finanças. Foi promotor do chamado Estado Novo, assente em princípios tais como “deus, pátria e família”. Com a imposição da censura, o regime utilizava ferramentas para controlar o povo como a polícia política (PVDE, posteriormente PIDE e depois DGS) e a Legião Portuguesa.

ZAP //

3 Comments

  1. … a Historia não se consegue esconder deste grande homem e estadista nacional Sr. Dr. António de Oliveira Salazar. A historia nacional atual está podre de parias e corrupção.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.