Viena é a melhor cidade para se viver. Um euro por dia para andar em todos os transportes

1

Harald Eisenberger / Wikimedia

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Capital da Áustria recupera topo das melhores cidades do mundo para se viver. Funcionamento dos transportes públicos é motivo importante.

Tem História, tem música, tem cultura, tem nível. É antiga e moderna. Tem gastronomia e é palco de multicultura.

Viena foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver.

A capital da Áustria apareceu no topo da revista The Economist pela terceira vez.

A publicação britânica justificou a escolha com as oportunidades nos campos da educação e saúde, a qualidade das infraestruturas e do ambiente e a oferta cultural.

Esta distinção não é nova: o estudo Mercer colocou Viena no primeiro lugar durante 10 anos consecutivos (até que o coronavírus travou essa análise) e a cidade austríaca surgiu igualmente no topo no Índice de Cidade Verde e na lista de Cidade Inteligente.

O funcionamento dos transportes públicos é um factor importante para esta eleição: “Por um euro por dia, os residentes podem utilizar toda a rede de transportes públicos. O passe anual custa 365 euros por ano”, descreveu no Euronews o porta-voz do Conselho de Turismo de Viena, Nikolaus Graeser.

Tendo chegado ao topo, a ideia é permanecer na primeira posição e olhar para outros desafios: “Viena tem de se preparar para o clima e também estabeleceu para si própria o ambicioso objetivo de se tornar neutra para o clima até 2040. Isto significa: menos betão, mais espaço verde, sombra e, claro, gestão eficiente da energia para uma metrópole como Viena”.

Numa fase de Verão, Viena tem passado por dias com muito calor e tem disponibilizado muitas piscinas públicas e espaços verdes para tentar suavizar a situação.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.