Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos ‘online’ podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove.

A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já tinha apresentado uma proposta de Lei dos Serviços Digitais na Comissão Europeia para conter os excessos da tecnologia e o discurso de ódio na Internet, avançou na quinta-feira o Diário de Notícias.

“Não estou a dizer que todo o setor de jogos seja um problema. Há dois mil milhões de pessoas a jogar ‘online’ e muito bem, mas também há grupos de extrema direita na Alemanha que criaram jogos em que o objetivo é disparar em árabes, ou em Soros [bilionário americano nascido na Hungria] ou na Sra Merkel (Chanceler alemã), etc”, disse o responsável à agência AFP.

Os jogos ‘online’ podem ser “uma forma alternativa de espalhar a ideologia, principalmente, da extrema direita”, mas também “uma forma de lavar dinheiro”, uma vez que “há moedas criadas em jogos que podem ser trocadas por moeda legal”, indicou. Também “podem ser usados como forma de comunicação, uma vez que é tudo criptografado”, e até “podem ser uma forma de testar cenários de ataque”, destacou.

O Parlamento Europeu está igualmente a discutir a eliminação de conteúdos ‘online’ considerados terroristas no espaço de uma hora e a possibilidade de as autoridades da UE poderem ler as comunicações criptografadas com um mandado.

“Ninguém em Bruxelas quer reduzir a criptografia. Pelo contrário, somos a favor de mais criptografia. Mas será correto que não sejamos capazes de identificar quem está por trás de um endereço IP e a postar fotografias de violações de crianças? Como é que podemos ter acesso a um SMS, mas não podemos acessar ao mesmo conteúdo numa mensagem do Whatsapp? Isto é lógico?”, questionou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É porque nunca passaram a ferro barbies e teletubies no carmagedon … talvez me tenha tornado num terrorista de sonhos infantis. Não sei… Mas nunca será pior do que ao que chamam de carros voadores na actualidade. Isso sim é destruir sonhos de infância …

RESPONDER

Rússia planeia vacinar 20 milhões de pessoas até final de março

A Rússia planeia vacinar cerca de 20 milhões de pessoas contra a covid-19 durante o primeiro trimestre deste ano, adiantou hoje a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Golikova. "Estimamos que, se tudo correr bem, iremos envolver neste processo …

Sem reis nem rainhas. Jovem holandesa inventa baralho de cartas neutro

Uma jovem holandesa de 23 anos, chamada Indy Mellink, inventou um baralho de cartas de género neutro, sem reis, rainhas nem valetes, com o qual quer resolver a suposta desigualdade dos baralhos de cartas tradicionais. Tudo …

Portugal com mais 274 mortes e 15.333 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 274 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 15.333 casos de infeção com o novo coronavirus, também um novo máximo …

Colégios privados queriam continuar aulas, mas vão acatar decisão do Governo

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) esteve esta sexta-feira reunida de forma a apurar se os colégios privados podiam ou não dar aulas apesar da interrupção decretada pelo Governo no âmbito …

TikTok inspira jovens russos a protestar contra Putin (e a proteger Navalny)

O TikTok está a ser usado como uma ferramenta crucial num apelo à ação contra o Governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após a prisão do crítico Alexei Navalny. De acordo com a Newsweek, as …

Silêncio no metro e máscaras artesanais proibidas. França dá tudo para evitar novo confinamento

Face à ameaça de novas variantes do coronavírus que serão mais contagiosas, o Governo francês está a tomar novas medidas para evitar a propagação do vírus, tudo com o intuito de evitar um terceiro confinamento …

Paulo Rangel afasta candidatura à Câmara do Porto (e deixa Rio com "batata quente" nas mãos)

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel não será candidato à Câmara do Porto nas eleições autárquicas deste ano. O Público avança que Paulo Rangel comunicou a sua decisão ao presidente do partido, Rui Rio, durante …

Morreu Larry King, o famoso apresentador de talk-shows

Larry King morreu este sábado. O famoso apresentador norte-americano estava infetado com covid-19. A informação foi avançada na conta oficial do célebre jornalista e apresentador de talk-shows. "Com profunda tristeza, a Ora Media divulga a morte …

Liga acusa processo de vacinação de ser anárquico e pretender dividir bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exigiu hoje “transparência e rigor” ao Governo sobre a vacinação contra a covid-19 daquele setor, acusando o processo de ser anárquico e pretender “dividir os próprios bombeiros entre filhos …

Centenas de taxistas cabo-verdianos sobrevivem na ilha do Sal à espera dos turistas

Na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, cerca de 400 famílias viviam dos táxis e das ‘corridas’ diárias que começavam cedo. A vida foi alterada pela covid-19, deixando estes profissionais a tentar …