Videojogos em pequenas doses fazem bem às crianças

Um estudo da Universidade de Oxford sugere que jogar videojogos por um curto período do dia pode provocar um pequeno, mas positivo impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Os cientistas descobriram que jovens que passaram menos de uma hora por dia a jogar jogos de computador tiveram melhores desempenhos nos índices de satisfação com a vida e nos relacionamentos, em comparação com aqueles que não jogaram.

Mas os adolescentes que jogaram por mais de três horas diárias mostraram menos satisfação com a vida em geral.

O estudo foi publicado na revista Pediatrics.

O psicólogo experimental Andrew Przybylski analisou dados de 5 mil crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade.

Interacções sociais

Cerca de 75% dos entrevistados declararam jogar videojogos diariamente.

O estudo pediu que as crianças quantificassem as horas que passavam a jogar videojogos, num dia de semana típico, em tempo de aulas.

Depois, os participantes classificaram diversos factores, entre os quais:

– Satisfação com a vida
– Relacionamento com os colegas
– Probabilidade de ajudar pessoas em dificuldade
– Níveis de hiper-actividade e falta de atenção

As respostas foram combinadas para avaliar os níveis de ajustamento psicológico e social dos jovens.

Quando comparados com todos os outros grupos, incluindo aqueles que nunca jogavam videojogos, os jovens que jogavam menos de uma hora por dia pareceram mais propensos a dizer que estavam satisfeitos com as suas vidas e apresentaram os maiores níveis de interacções sociais positivas.

O grupo também teve menos dificuldade com questões emocionais e menores níveis de hiper-actividade.

De acordo com os resultados, as pessoas que passavam mais de três horas a jogar tiveram os piores resultados.

Mundo digital

“Num ambiente polarizado entre aqueles que acreditam que os jogos têm um papel extremamente benéfico e os que os associam a actos violentos, esta pesquisa pode fornecer um ponto de vista mais subtil”, disse Przybylski à BBC.

“Jogar pode dar às crianças uma linguagem comum”, argumenta. “Se uma criança não faz parte desta conversa, pode acabar por ficar de fora.”

Przybylski defende que as políticas e directrizes que impõem limites ao uso da tecnologia devem considerar estes resultados.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …