Videojogos em pequenas doses fazem bem às crianças

Um estudo da Universidade de Oxford sugere que jogar videojogos por um curto período do dia pode provocar um pequeno, mas positivo impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Os cientistas descobriram que jovens que passaram menos de uma hora por dia a jogar jogos de computador tiveram melhores desempenhos nos índices de satisfação com a vida e nos relacionamentos, em comparação com aqueles que não jogaram.

Mas os adolescentes que jogaram por mais de três horas diárias mostraram menos satisfação com a vida em geral.

O estudo foi publicado na revista Pediatrics.

O psicólogo experimental Andrew Przybylski analisou dados de 5 mil crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade.

Interacções sociais

Cerca de 75% dos entrevistados declararam jogar videojogos diariamente.

O estudo pediu que as crianças quantificassem as horas que passavam a jogar videojogos, num dia de semana típico, em tempo de aulas.

Depois, os participantes classificaram diversos factores, entre os quais:

– Satisfação com a vida
– Relacionamento com os colegas
– Probabilidade de ajudar pessoas em dificuldade
– Níveis de hiper-actividade e falta de atenção

As respostas foram combinadas para avaliar os níveis de ajustamento psicológico e social dos jovens.

Quando comparados com todos os outros grupos, incluindo aqueles que nunca jogavam videojogos, os jovens que jogavam menos de uma hora por dia pareceram mais propensos a dizer que estavam satisfeitos com as suas vidas e apresentaram os maiores níveis de interacções sociais positivas.

O grupo também teve menos dificuldade com questões emocionais e menores níveis de hiper-actividade.

De acordo com os resultados, as pessoas que passavam mais de três horas a jogar tiveram os piores resultados.

Mundo digital

“Num ambiente polarizado entre aqueles que acreditam que os jogos têm um papel extremamente benéfico e os que os associam a actos violentos, esta pesquisa pode fornecer um ponto de vista mais subtil”, disse Przybylski à BBC.

“Jogar pode dar às crianças uma linguagem comum”, argumenta. “Se uma criança não faz parte desta conversa, pode acabar por ficar de fora.”

Przybylski defende que as políticas e directrizes que impõem limites ao uso da tecnologia devem considerar estes resultados.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …