Videojogos em pequenas doses fazem bem às crianças

Um estudo da Universidade de Oxford sugere que jogar videojogos por um curto período do dia pode provocar um pequeno, mas positivo impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Os cientistas descobriram que jovens que passaram menos de uma hora por dia a jogar jogos de computador tiveram melhores desempenhos nos índices de satisfação com a vida e nos relacionamentos, em comparação com aqueles que não jogaram.

Mas os adolescentes que jogaram por mais de três horas diárias mostraram menos satisfação com a vida em geral.

O estudo foi publicado na revista Pediatrics.

O psicólogo experimental Andrew Przybylski analisou dados de 5 mil crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade.

Interacções sociais

Cerca de 75% dos entrevistados declararam jogar videojogos diariamente.

O estudo pediu que as crianças quantificassem as horas que passavam a jogar videojogos, num dia de semana típico, em tempo de aulas.

Depois, os participantes classificaram diversos factores, entre os quais:

– Satisfação com a vida
– Relacionamento com os colegas
– Probabilidade de ajudar pessoas em dificuldade
– Níveis de hiper-actividade e falta de atenção

As respostas foram combinadas para avaliar os níveis de ajustamento psicológico e social dos jovens.

Quando comparados com todos os outros grupos, incluindo aqueles que nunca jogavam videojogos, os jovens que jogavam menos de uma hora por dia pareceram mais propensos a dizer que estavam satisfeitos com as suas vidas e apresentaram os maiores níveis de interacções sociais positivas.

O grupo também teve menos dificuldade com questões emocionais e menores níveis de hiper-actividade.

De acordo com os resultados, as pessoas que passavam mais de três horas a jogar tiveram os piores resultados.

Mundo digital

“Num ambiente polarizado entre aqueles que acreditam que os jogos têm um papel extremamente benéfico e os que os associam a actos violentos, esta pesquisa pode fornecer um ponto de vista mais subtil”, disse Przybylski à BBC.

“Jogar pode dar às crianças uma linguagem comum”, argumenta. “Se uma criança não faz parte desta conversa, pode acabar por ficar de fora.”

Przybylski defende que as políticas e directrizes que impõem limites ao uso da tecnologia devem considerar estes resultados.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …