/

Vídeo “mais louco de sempre” de um relâmpago, em São Petersburgo (nos EUA)

Momento que parece retirado de um filme de ficção. Mas aconteceu mesmo, durante uma viagem nos Estados Unidos da América.

Não sabemos se é o relâmpago “mais louco de sempre” registado em vídeo, tal como meteorologistas indicaram no jornal The Washington Post.

Mas certamente o vídeo reproduzido no início deste artigo será um dos momentos mais estranhos de sempre.

Aconteceu nos Estados Unidos da América, em São Petersburgo – sim, há uma cidade chamada São Petersburgo, na Flórida.

Michaelle May Whalen estava a regressar de férias quando se deparou com uma tempestade, durante a viagem de carro.

O seu marido estava a conduzir e então decidiu então pegar no telemóvel e tentar filmar um relâmpago. Mas não fazia ideia do que iria acontecer logo a seguir.

O relâmpago atravessou literalmente a pick-up que estava à sua frente e ficou perto, muito perto, do seu próprio veículo. A pick-up ficou queimada, o veículo e a família de Michaelle ficaram bem.

O veículo da sua família tem uma estrutura de aço – a “gaiola de Faraday” – que é uma espécie de anti-relâmpagos: o relâmpago gira à volta do metal do carro e sai dos pneus em direcção ao solo.

O especialista Chris Vagasky comentou que este relâmpago pode ter sido uma série de quatro golpes, ou descargas elétricas rápidas da nuvem e do solo.

“Quando um relâmpago cai, envia milhares de amperes de corrente e calor extremo para um objecto em apenas microssegundos, causando uma expansão explosiva”, continuou Vagasky.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.