Vídeo incrivelmente raro mostra baleia-jubarte a amamentar filhote debaixo de água

As imagens são incrivelmente raras e só são conhecidos dois outros vídeos que mostram baleias jubarte a amamentar.

Um vídeo incrivelmente raro captado na costa da Colômbia, no Golfo de Cupica, no Pacífico, mostra uma baleia-jubarte a dar de mamar ao seu filhote de 900 quilos, que depois vem prontamente à superfície para respirar.

Este fenómeno apenas foi apanhado em vídeo duas vezes antes, de acordo com a bióloga Natalia Botero, da Macuaticos Foundation, a instituição que captou as imagens. O vídeo foi filmado em Agosto do ano passado, mas só agora foi divulgado.

Os cientistas esperam que o vídeo contribua para os esforços de conservação das baleias-jubarte. “Apesar de décadas de esforços de milhares de investigadores, horas de trabalho e colaborações, asgravações de lactação são extremamente raras. Do ponto de vista científico, este é um passo importante, mas também para a conservação”, disse Botero na primeira apresentação pública do vídeo em Medelín no mês passado.

As baleias jubarte estão em risco de extinção, apesar de já estarem legalmente protegidas da caça comercial. “Ao aprendermos mais sobre o seu comportamento, podemos promover as ações de conservação”, refere Botero.

A captação do vídeo foi possível com sensores instalados durante apenas algumas horas no dorso do filhote com ventosas, para não magoar o animal. O sistema incluía uma câmara e GPS, bem como um dispositivo para gravar os sons que as baleias fazem, explica o Science Alert.

Depois de se alimentarem durante vários meses na Península Antártica e no Estreito de Magalhães, no Chile, milhares de baleias fazem uma longa jornada todos os anos para as águas quentes dos trópicos para procriar. É por esta razão que, entre Junho e Novembro, a costa colombiana se enche de baleias jubarte, que podem chegar aos 17 metros e pesar 40 toneladas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.