Vídeo mostra autor do atentado na Tunísia a caminhar calmamente na praia

Um vídeo capturado através de telemóvel e partilhado nas redes sociais mostra os passos do autor do ataque de sexta-feira na Tunísia, caminhando calmamente por entre os corpos no chão durante 11 minutos.

A gravação de video que foi divulgada nesta segunda-feira nas redes sociais mostra o atacante que matou 38 pessoas num ‘resort’ turístico na Tunísia, caminhando calmamente por entre os corpos desde na praia até sair do ‘resort’.

Disparos intermitentes podem ser ouvidos no video de 11 minutos que um tunisino gravou recorrendo ao telemóvel, escondido inicialmente por trás de uma parede, gravando o homem que as autoridades locais identificaram como Seifeddine Rezgui, um estudante de 23 anos.

Durante a gravação, o tunisino vai atrás do atacante, embora mantendo uma distância de segurança, e pergunta: “Porque estás a matar as pessoas? Porquê?“.

De seguida convida um grupo de tunisinos a juntarem-se e grita “Polícia! Hei, Polícia“, mas não é claro se as autoridades estão por perto ou não.

A silhueta do autor dos disparos, vestido do negro e de calções, é vista caminhando calmamente na praia, enquanto o autor do video suspira e diz “Meu Deus“, enquanto passa por mais corpos na praia.

Depois de chegarem mais pessoas, começam a correr em direção ao atacante, gritando “Apanhem-no, apanhem-no“, e a gravação continua mostrando uma rua perto do hotel, ouvindo-se mais disparos.

Foi nessa altura, de acordo com os relatos dos meios de comunicação social e das testemunhas, que as autoridades atingiram mortalmente o autor dos disparos, mas esta cena não foi gravada.

Há ainda outro vídeo que mostra o pretenso atirador a sair da zona da praia onde decorreu o atentado, mantendo uma arma na mão. Terá sido pouco depois disso que ele foi abatido pela polícia.

A Tunísia disse no domingo que vai destacar 1.000 polícias armados para as zonas turísticas, num reforço de segurança após um ataque na sexta-feira que causou 38 mortos, entre os quais uma turista portuguesa.

O Conselho de Segurança Nacional reuniu-se para discutir as medidas a tomar após o ataque, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que representa um duro golpe para a vital indústria turística da Tunísia.

O Ministério do Turismo confirmou os planos para destacar a partir de 01 de julho mil polícias armados para reforçar a polícia de turismo do país, que também estará armada pela primeira vez.

Polícias armados serão colocados “dentro e fora dos hotéis”, bem como nas praias e em locais turísticos e arqueológicos, informou o ministério num comunicado.

Num outro comunicado divulgado depois da reunião do Conselho de Segurança Nacional, o presidente Beji Caid Essebsi sublinhou a necessidade de “maior vigilância” e pediu ao governo para considerar “medidas excecionais” para lidar com ameaças futuras.

As autoridades já tinham anunciado planos para encerrar 80 mesquitas acusadas de incitarem ao extremismo.

Na sexta-feira, um jovem estudante tunisino entrou na praia do hotel Riu Imperial Marhaba em Port El Kantaoui, perto de Sousse (140 quilómetros a sul de Tunes), e disparou indiscriminadamente sobre os turistas com uma “Kalachnikov”.

Matou 38 pessoas, incluindo 15 britânicos e a portuguesa de 76 anos, além de cidadãos alemães, irlandeses e belgas, e feriu 39, das quais 25 britânicos, sete tunisinos e três belgas, antes de ser morto.

Este ataque representa um novo golpe contra o setor vital do turismo, três meses depois do atentado contra o museu do Bardo em Tunes (22 mortos, incluindo 21 turistas), também reivindicado pelo movimento autoproclamado Estado Islâmico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …