Graças à quarentena, a vida marinha regressou à costa italiana

O Governo italiano impôs rigorosas medidas devido à pandemia de covid-19, que parecem ter beneficiado a vida marinha.

Em abril, a Guarda Costeira italiana, em colaboração com outras agências policiais e autoridades ambientais regionais, lançou uma campanha de monitorização para avaliar a saúde do Mar Mediterrâneo e o impacto da atividade humana neste ecossistema.

Alessandro Mino, comandante da Unidade de Mergulho da Guarda Costeira italiana, revelou à Reuters que “conseguimos uma melhoria significativa na transparência das águas“, fruto do confinamento.

Os resultados do estudo serão divulgados no final do mês de julho e vão debruçar-se sobre a saúde do mar através da recolha de dados adquiridos de amostras de água, filmagens subaquáticas filmadas por ROVs e pelo censo de avistamentos incomuns de espécies marinhas próximas a áreas densamente povoadas.

Ainda que as conclusões só sejam conhecidas no final deste mês, há resultados evidentes. “Pudemos ver a diminuição do impacto humano e avaliar positivamente o facto de o ambiente marinho e a vida marinha recuperaram espaços que a atividade humana ocupou”, explicou o tenente.

Para Cosimo Nicastro, porta-voz da Guarda Costeira, os resultados permitem uma maior compreensão sobre o quão frágeis são estes ecossistemas.

“Com a emergência sanitária entendemos melhor o que vemos ao nosso redor, esta herança incomensurável que compõe nosso país é tão rica, mas também é algo frágil, algo que não devemos aceitar como garantido. Devemos entender que esse património de beleza nos foi emprestado pelos nossos pais e devemos preservá-lo e entregá-lo a nossos filhos e às gerações futuras. Não é algo que nos pertence”, disse.

A Reuters adianta que, sem banhistas ou barcos a motor nas águas da costa italiana, um grupo de cachalotes foi avistado nas águas azuis do mar da Sicília, perto de Milazzo. Já os golfinhos substituíram o tráfego de navios porta-contentores nos portos da Ligúria.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …