Vida alienígena será descoberta em 2100, diz astrónoma da NASA

Danielle Futselaar / SETI Institute

Conceito artístico do sistema planetário Kepler 62

O físico teórico Michio Kaku acredita que a humanidade ouvirá comunicações entre civilizações alienígenas ainda este século, e as previsões de Jill Tarter, astrónoma da NASA, casam com essa ideia. Tarter acredita que a humanidade vai confirmar a existência de vida extraterrestre até 2100.

A astrónoma Jill Tarter é conhecida pelo trabalho desenvolvido no âmbito do SETI – o programa da NASA de procura por inteligência extraterrestre, ou “Search for Extraterrestrial Intelligence” -, projeto que reúne dados recolhidos por radiotelescópios de todo o mundo com o objetivo de detetar sinais que não são emitidos naturalmente no espaço, indicando que seriam, portanto, criados por alguma civilização alienígena tecnologicamente evoluída.

O nome de Jil Tarter tornou-se mais popular fora do meio científico depois do lançamento do filme Contacto, inspirado no livro homónimo de Carl Sagan. Na trama da película, a atriz Jodie Foster interpreta uma cientista do SETI que de certa forma retrata Jill Tarter no grande ecrã, ainda que com outro nome.

No último domingo, Jill Tarter falou sobre a sua busca pelos extraterrestres num evento realizado na Flórida, Estados Unidos.

Ali, além de revelar essa previsão para o aguardado momento da descoberta de existência de vida fora da Terra através de ondas de rádio pelo SETI, a astrónoma disse que, também nas próximas décadas, a humanidade acabará por comprovar que há vida, sim, noutros lugares do espaço.

Mas, diz a astrónoma, aqui no nosso Sistema Solar não é esperada a descoberta de seres extremamente evoluídos, sendo mais provável a existência de vida microbiana em luas dos gigantes gasosos.

Tarter ressalta, também, que há mais planetas do que estrelas na Via Láctea, facto que tem vindo a ser comprovado pelas descobertas do telescópio espacial Kepler nos últimos anos.

Assim sendo, reduz-se ainda mais a ideia de que a vida se teria originado apenas no nosso planeta, reforçando o conceito de que não acreditar em inteligências extraterrestres é ir contra as probabilidades.

Jill Tarter tem na sua agenda pelo menos outras 75 palestras a respeito da procura por alienígenas de maneira científica, ajudando, ainda, a arrecadar fundos para o projeto Alien Telescope Array, atualmente em construção na Califórnia.

Também conhecido como “O telescópio de 1 hectare“, o projeto é uma criação do SETI com o Laboratório de Radioastronomia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, com a intenção de ampliar ainda mais esse tipo de procura.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …