/

Vício: a “overdose” de Wordle (e seus sucessores)

Wordle

Jogo criado por Josh Wardle é uma rotina insubstituível para muitas pessoas. O “problema” é que há muitas – mesmo muitas – variantes do Wordle.

Ler jornais. Ligar o spectrum ou jogar consolas. Tetris e sudoku. Redes sociais. E agora o Wordle – e seus sucessores. Tudo vícios, ou ultrapassados, ou actuais.

Quando Josh Wardle deixou a pequena cidade Abergavenny, no País de Gales, seu país natal, nunca pensou que iria criar o jogo de palavras mais conhecido no planeta. O Wordle é provavelmente o jogo de palavras online com mais utilizadores frequentes.

E também nunca pensou que iria criar uma “moda”: a moda de criar derivados, sucessores, da sua criação.

O jogo desenvolvido no ano passado, que entretanto já foi adquirido (e que passou a ser publicado) pelo The New York Times, originou uma série de jogos semelhantes e em vários idiomas – por cá surgiu o português Quina, há pouco tempo.

Mas também apareceram variações, deixando de lado as palavras: o Worldle (para adivinhar o país), o Heardle (adivinhar a música), o Factle (facto) e o Nerdle (equações).

Já vão 69 dias seguidos a conseguir adivinhar a palavra diária do Wordle, escreve Caitlin Welsh, no portal Mashable, no meio de uma “overdose” de Wordle e de uma “loucura”, de acordo com a própria jogadora.

Caitlin Welsh joga Wordle, todos os dias, há mais de três meses. Entretanto começou também a jogar “todos os clones, variações e expansões” que encontrou (no entanto, quantos mais jogos surgem, menor é o impacto de cada nova versão).

“Mas, enquanto a diversão do formato original poderá desaparecer, agora eu simplesmente nunca estou satisfeita, nunca é suficiente”, confessou Caitlin, que passou a jogar também o Dordle, o Quordle, o Octordle, o Sedecordle

“Na semana passada, houve um dia em que joguei todos. O meu namorado, que nem estava impressionado, perguntou-me incisivamente se eu ainda tenho um emprego. Respondi que este é o meu trabalho agora“, conta, ao mesmo tempo que demonstra a sua satisfação por ter encontrado o seu pequeno “momento brilhante” no meio de tantas notícias terríveis – a guerra na Ucrânia.

Caitlin Welsh quer manter essa rotina, pelo menos, uma vez por semana: jogar todos os desafios online que conhece, neste género.

Contabilidade total: tentar adivinhar 31 palavras de cinco letras cada.

E sim, deixamos aqui no artigo as ligações para todos os jogos mencionados. Para o caso de querer experimentar.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.