Vice de Angola nega ter corrompido procurador Orlando Figueira

U.S. Department of State / Wikimedia

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

O vice-presidente angolano negou esta quarta-feira ter corrompido o ex-procurador Orlando Figueira e diz estar disponível para qualquer esclarecimento.

Num comunicado enviado às redações, o vice angolano, Manuel Vicente, quebrou finalmente o silêncio e diz que as últimas notícias veiculadas pela comunicação social não são verdade.

“Os relatos apresentados por diversos órgãos de comunicação a meu respeito, para além de não correspon­derem à verdade, atentam gravemente contra o meu bom nome, a minha honra, imagem e reputação”, pode ler-se na nota, citada pelo Expresso.

O vice-presidente de Angola começa por falar do ex-procurador Orlando Figueira, que está preso preventivamente desde a semana passada, e o qual nega ter corrompido.

“Na verdade, sou completamente alheio, nomeadamente, à contratação de um magistrado do Ministério Público português para funções no sector privado, bem como a qualquer pagamento de que se diz ter beneficiado, conforme relatos da comunicação social, alegadamente por uma sociedade com a qual eu não tinha nenhuma espécie de relação, e que não era nem nunca foi subsidiária da Sonangol”, continua.

Relativamente ao processo arquivado pelo ex-procurador, por causa de um apartamento de luxo em Cascais, o “vice” refere que, pelo que sabe, foi apenas uma “simples averiguação de origem de fundos, relativos à compra de um imóvel”.

“Confiei a minha representação a um advogado, o qual apresentou comprovação cabal da origem lícita dos fundos, com o que o processo não poderia deixar de ter sido arquivado — comprovação essa que, se necessário, poderá ser renovada”.

Orlando Figueira é suspeito de ter recebido luvas do vice-presidente angolano para arquivar esse processo no qual já era suspeito de branqueamento de capitais.

Manuel Vicente acaba por dizer que o envolvimento do seu nome nesta investigação “não tem qualquer fundamento” mas que está, no entanto, “totalmente disponível para o esclarecimento dos factos”.

Além do ex-procurador, o advogado que o representou nesse caso, Paulo Amaral Blanco, também foi constituído arguido no âmbito da investigação.

Segundo o semanário, esta é a primeira vez na história do DCIAP que um dos seus elementos é alvo de um processo-crime, assim como um membro do governo angolano.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ucrânia quer aderir à NATO. Rússia opõe-se, mas EUA apoiam

O ministro da Defesa da Ucrânia anunciou esta terça-feira que pretende iniciar o processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) no próximo ano, apesar da oposição de …

Abstenção do PCP no OE serve para "evitar" crescimento das forças "antidemocráticas", diz João Oliveira

O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, indiciou que a "arrumação" da direita, com o aparecimento do Chega e da Iniciativa Liberal (IL), pesou na definição da estratégia política do PCP, embora não "condicione" o partido. Na …

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …