//

Vice da Comissão Europeia antecipa tempestade económica em Portugal

33

Valdis Dombrovskis

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, alertou os deputados da Assembleia da República de Portugal que, depois da bonança económica, pode estar à espreita a tempestade.

Citado pela TSF, o vice-presidente da Comissão Europeia alertou os deputados para a necessidade de tomar medidas que impeçam as previsões para o ano de 2019. O comissário acredita que o crescimento da economia portuguesa tem tendência a diminuir.

“O crescimento económico está gradualmente a descer. As previsões de inverno estimam um crescimento no ano passado de 2,7%, este ano 2,2% e no próximo ano 1,9% de crescimento. Portanto, vemos fatores positivos na economia portuguesa com equilíbrios a serem conseguidos, no entanto permanecem desafios ao crescimento do país”.

O alerta foi deixado pelo vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, esta sexta-feira, na Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus. Valdis Dombrovskis está de visita a Portugal desde quinta-feira.

Para evitar uma futura crise,Dombrovskis, vice-presidente da comissão europeia, defendeu que os países devem aproveitar o bom momento económico para constituir almofadas de proteção contra eventuais crises.

“Sabemos que mais cedo ou mais tarde a crise vai aparecer – o desenvolvimento económico é cíclico – por isso, precisamos de estar preparados e melhor equipados para enfrentarmos potenciais desafios”, refere.

Apesar disso, Dombrovskis refere que “podemos afirmar que estamos a atravessar um momento económico positivo. É importante utilizar este momento económico positivo para desenvolver os elementos que faltam para fortalecer a União Monetária, para fortalecer a Zona Euro. Citando o presidente Juncker ‘precisamos de consertar a casa enquanto há sol’.”

ZAP //

33 Comments

  1. Protecção e acautelar não é p/ governos do PS. Governos PS gastam largo quando estão na mó de cima quando estrão na mó de baixo nem fazem muita questão de ganhar eleições, querem q outros as ganhem e que lá estejam uns anitos p/ eles poderem ir para lá delapidar… Tem sido SEMPRE assim…

  2. Caro asdt,
    1- Se olhasse para trás com olhos de ver, talvez não falasse assim.
    2 – Diga em que é que o governo PS está a gastar largo. Explique-se para que o que escreve possa fazer sentido.

    • Basta ver o quanto aumentou os impostos, quantos funcionários pùblicos entraram, se entra mais dinheiro dos impostos e a dívida aumenta cada vez mais, não está a gastar pois não, está a poupar.

      • Só funcionários públicos foram mais de 10.000.
        Quanto à saúde não paga as dívidas. Estas acumulam-se e um dia caem à porta.
        Baixou as calças a uma série de classes profissionais.
        Nacionalizou a TAP (vem aí buraco no futuro para tapar)

        Mas sobretudo não aproveitou estas condições únicas para progredir com as reformas que estavam em curso e arrumar de uma vez com o país.

        E quanto à tempestade… ela vem aí e vem bem forte. Só não vê quem não quer. Olhe pense no seguinte: o nosso crescimento está a parar; as taxas de juro na zona euro vão subir; as nossas empresas, o nosso estado e as famílias estão totalmente endividadas. Resultado: isto vai rebentar e vai ser grosso. Espere para ver!

      • Aumentou os impostos?!.. Você não deve estar bom da cabeça ò Ribeiro.

        Quem é que reduziu o IVA na restauração para metade, que a PAF tinha aumentado para dobro? Quem é que fez com que quem ganha menos de 600 e tal euros deixasse de pagar IRS? Quem é que criou escalões mais justos?

        Guarde lá os seus clubismos partidários para o Futebol. Isso de acusar a Geringonça daquilo que os PAFiosos fizeram é tão intelctualmente desonesto como dizer que os bons resultados económicos deste governo que já lá está há dois anos são mérito da PAF, que nos 4 anos em que lá esteve o país não parou de empobrecer.

        A conversa dos anti-esquerdistas primários anda a ficar parecida com a do PCP do Cunhal que via sempre uma vitória em cada estrondosa derrota.

      • Impostos sobre combustíveis e IMI são o quê, rebuçados?!|
        A geringonça é o pior que aconteceu a Portugal em muitos anos, o governo de Passos corrigiu a grande embrulhada que um governo de ladrões, onde esteve a anedota do atual primeiro ministro, deixou para portugal.

      • Ah ah ah ah ah. Em que mundo de sonhos é que vive mesmo?
        Veja o caso dos recibos verdes. Agora já não há presunção de despesas. Têm de as apresentar. Ai não sabia? Informe-se.
        E quanto aos rendimentos menores não se esqueça que a PAF deixou-os de fora. Não pagaram a crise ao contrário do que por aí se diz.
        Mas este governo continua a desbaratar. Oferece o RSI e o subsídio de desemprego a quem por fora tira mais de 3000 euros mensais limpos de impostos.
        E quanto a impostos meu caro: impostos especiais sobre o consumo todos subiram. Não era sequer necessário aumentar os impostos porque o próprio crescimento económico gera mais receita fiscal como o senhor por certo compreenderá (espero eu). E quanto ao crescimento económico não há uma única medida que tenha sido tomada por este governo que explique o crescimento, sabe porquê: porque vem de fora e internamento do aumento do crédito. Nada disto é sustentado. Tudo isto é passageiro meu caro amigo. Abra os olhos que a crise está aí à espreita e cai-lhe em cima mais cedo do que espera. Espere pelo final do ano com o início da subida das taxas de juro e o início do incumprimento de empresas e famílias.

      • Quer dizer então que você achava bem que as despesas fossem a olhómetro e que não fosse preciso apresentar provas. É bem tuga de gema você. É natural que isso o aborreça…

        Filho… Leia os relatórios da OCDE. Leia a imprensa internacional. Leia os elogios a Centeno. Leia os elogios às suas políticas e ao bem que têm feito à nossa economia. Leia os elogios de Poul Thomsen, o Diretor do FMI. Leia também o que disse já este ano Christine Lagarde, Diretora-geral do FMI diz que Portugal é “excelente exemplo” e encoraja a continuar “caminho positivo”.

        Ouça caro amigo… Se você é mais um daqueles traumatizados do regime anterior dos 3 “F”s e que ainda não percebeu que política não é futebol. Então saia desse transe hipnótico. Existe uma coisa mais importante do que o seu clube partidário ganhar o jogo… E chama-se Portugal. Se o meu país está melhor, pouco me importa se foi o partido A, B ou C… Porque para mim ao contrário de para si, o meu país é mais importante do que o meu partido (que no meu caso nem tenho). Já para si, o país que se lixe desde que você possa dizer “quem manda são os meus!”

      • Caríssimo Adão Pontes, oferecer o RSI e subsídio de desemprego a quem por fora tira 3 000 mensais, ou o Adão está a mentir ou é tão prevaricador como quem vigariza dessa maneira.
        Não seja conivente com tais crimes. Você tem o dever de denunciar em concreto situações dessas. Não basta só falar delas.

      • Vinha há dias nos jornais que a única receita de impostos que não subiu com esta geringonça foi a do tabaco…!

    • Nos salários e regalias da função publica – únicos eleitores deste desgoverno – enquanto aumentam os salários e diminuem as horas de trabalho dos beneficiados do costume (que ganham em média mais 50% do que os papalvos que lhes pagam os ordenados) cativa nas despesas do serviço publico – ou seja – temos funcionários publicos muito satisfeitos porque a mama cada vez é maior enquanto faltam medicamentos e equipamentos nos hospitais, toners, tinteiros papel e canetas nas repartições, etc, etc, etc. – assim os funcionários ainda ficam mais contentes porque aumenta o ordenado e muitas vezes nem podem trabalhar porque não têm material ….. a função publica no ano passado aumentou em 10 mil pessoas – o Governo aumenta todo o dia – os bancos já andam a emprestar a 1% – que em breve passará a 5% e ficarão todos a chorar porque perderam a casa …. abra os olhos ou deixe de receber salário para vir fazer propaganda – não sei qual o seu caso ….

      • Muito bem caro Miguel. Totalmente de acordo consigo.
        Só não percebo mesmo quem vota nestes bandalhos!

      • Caro Miguel, no meu curto comentário deixado lá em cima, pedia argumentos válidos ao Asdt que afinal não os deu. Outros comentadores tentaram substitui-lo, mas também sem serem suficientemente plausíveis, agarrando-se, uma vez mais ao habitual slogan dos F. P. para tentarem justificar o injustificável.
        Agora vem o Miguel com idêntica ladainha, atrevendo-se a sugerir que os trabalhadores da Função Pública são os «únicos eleitores deste governo». E a pretexto dos funcionários públicos o Miguel, como tanta gente que não sabe do que fala, também revela uma espécie de ressabiamento incompreensível.
        Para que não haja confusões, devo dizer-lhe que não estou afecto a partido nenhum. Portanto não estou aqui a defender nenhuma das cores do nosso espectro partidário. Estou, sim, a lamentar, mais uma vez, que haja tanta gente mal informada acerca da importância da Administração Pública no âmbito de qualquer país pretensamente organizado. Administração Pública que só existe se tiver recursos humanos.
        Quanto ao Estado ter ou não admitido 10.000 pessoas só o ano passado, diga de onde tirou essa informação. É que a Administração pública tem, como é sabido, funcionários a menos, como se entende isso?
        Se o Miguel acha que pode viver num sistema sem Serviços Públicos, ou seja, sem Estado, faça a experiência, viva só um mês a fazer de conta que é assim. Mas não se valha de nada que seja obra do Estado ou dele dependa. Depois conte o resultado.
        Depois, dizer que os F. P. «ganham em média mais 50% do que os papalvos que lhes pagam o ordenado» é outro disparate que só revela ignorância. Até porque, ao contrário do que se atreve a afirmar, não há funcionários públicos satisfeitos pelos salários que recebem.
        Para sua informação, tenho de lhe dizer que, os funcionários públicos, atendendo às responsabilidades que assumem, à ética e deontologia a que estão subordinados, ganham, em média, menos do que os trabalhadores do sector privado, nalguns casos muito menos.
        Mas se o Miguel acha que os empregados do Estado ganham assim tão bem, por que não se candidata a um lugar? Submeta-se a concurso, entre para lá para saber como é.
        Quanto a trabalharem menos tempo, presumo que esteja a referir-se às tão faladas 35 horas semanais. Estou de acordo que, em alguns sectores e ramos profissionais, esse tempo possa ser alargado para as 40 horas. Claro com o respectivo aumento salarial, como é justo. Mas em muitos outros casos, 35 horas já é demais. Muitos desses profissionais não trabalham 35, mas 40, 50 ou mais, levando trabalho para casa, como é o caso dos professores, mas não só.
        Por fim, só uma nota: não confundir funcionários dos municípios com os restantes da Administração Central.
        Bom fim de semana

  3. É evidente que os desgovernos PS sempre esbanjaram. Só os cegos não vêm isso. A primeira vez que veio o FMI foi por culpa do PS. A segunda foi o velho soares que foi chamar mais uma vez o FMI e o Ernani Lopes (que Deus tem) para pôr fim à brincadeira. Mais tarde, depois de 13 anos de “socialismo”, lá teve o socas que ir chamar uma vez mais o FMI. Agora os impostos têm subido imenso e o costa (com a conivência da restante esquerdalha), tem dado umas migalhas para calar os incautos.

    • só uma correção
      ” velho soares que foi chamar mais uma vez o FMI e o Ernani Lopes (que Deus tem)”
      O Soares também já Deus tem.
      Quanto ao resto tudo de acordo. O PS enquanto não conseguir limpar os interesseiros do partido como o Seguro queria fazer, dará sempre buraco e continuará sempre a atuar como um gangue. O atual quadro comunitário de apoio é bem exemplificativo disso mesmo. É só para os do partido. Um escândalo.

  4. Só para continuar estes hinos à inteligência politica e social, mencionam-se as personagens que Deus tem, mas devia-se falar é das que Deus não quer e o Diabo protegeu e nos impôs durante 4 malditos anos! Essas se Deus não tem é por atraso que aqui já são estorvo há muito !

    • O caro Nando é uma ave rara. O senhor por acaso tem a mínima ideia de como estava o país quando o 44 saiu de lá? Se fosse funcionário público mais 3 meses e não receberia o seu salário. Se não sabia, sabe agora.
      Tenha juízo e deixe de ser artolas.

  5. o ASDT na minha opinião têm razão, eu não sou de partidos, mas o PS baixou o iva na restauração? olhem lá o que é que isso interressa, só benefecia os ricos que vão ao restaurante e os turistas que têm dinheiro para gastar, o que é que interressa mais 1 ou 3 euros num jantar, porque quem vai jantar fora têm esse dinheiro a mais senão não ia jantar fora, os almoços? levem a lancheira para comer ou então imigrem que eu já imigrei e tinha que a levar, senão estava fodi… mas cá em portugal tudo quer ser rico e lá fora fazem tudo, o Ps só trabalha para votos e funcionarios publicos, não vêm na venezuela o socialismo eles dão para ter as pessoas controladas, eu não sou ambiciosos quero é que o pais me dê oportunidades para ganhar o meu dinheiro, ou seja ensiname a pescar e não me dês peixe.

    • Irra que o Sr. Piranha é básico!.. Diz vossa senhoria que a redução do IVA da restauração só interessa aos ricos e turistas, que vão aos restaurantes??.. Que visão tão curta.

      O emprego na restauração e similares aumentou em 9,4%, depois de o IVA ter descido de 23% para 13%. Estão em causa mais 19.573 trabalhadores, num setor que emprega, no total, 227.900.
      As contribuições para a Segurança Social originárias do setor cresceram 13%. Representa um encaixe de 28,5 milhões de euros. Ao mesmo tempo, o volume de desempregados subsidiados baixou 9,8%. Isso significou uma poupança de 4 milhões de euros.

      20 mil novos postos de trabalho, mas o que é isso para um egoista como você?.. Como você não é rico nem turista não vai ao restaurante empanturrar-se… Por isso que se lixem os 20 mil postos de trabalho criados.

      É cada tiro cada melro… Não há de Portugal estar como está, quando cada tuga só olha mesmo para o seu umbigo.

  6. É por este tipo de eleitores que nós continuamos a meter as esquerdas no poder e continuamos a divergir da Europa.
    Mas são estúpidos ou quê? Querem comparar o Passos Coelho com o Sócrates? O Sócrates que o Costa disse que era uma governação que todos no PS deveriam ter orgulho? O Sócrates de casa em Paris e milhões nas contas, transferências em dinheiro vivo e todas as outras falcatruas (as que se sabem até agora) ? Mas são parvos ou quê? Ao menos os brasileiros sempre têm um samba: …Sr.Juiz isso não é meu, isso é de amigo meu…
    Até as conversas com o zé da esquina era a de que este pais estava a saque e vão me dizer que no PS ninguém sabia? O único que tentou fazer alguma coisa foi o Cavaco e ainda teve de levar com discursos rufias do Costa.
    Sou do PSD com certeza pois é o único partido que faz alguma coisa pelo pais. Inclusive sacrifícios impostos pelos credores trazidos pelas recorrentes governações do PS. Desta vez vai ser pior com o Bloco e Comunistas a lutar pelas classes da Mama que vivem agarrados ao osso e a escolherem o seu voto com base no seu umbigo (enfermeiros, professores, etc).

  7. Ora bolas! Afinal os geringonços ainda não conseguiram convencer toda a malta lá do burgo e agora nem tão pouco lá têm o mal amado do alemão para os incomodar! Em todo o caso o melhor é irmos pedindo aos santos para que o diabo seja surdo.

  8. Olhe que não caro pseudo iluminado, em Espanha faziam a mesma ameaça e nunca aconteceu essa fatalidade que os barriguinhas apontavam como inevitável, eles contornaram o problema, já sei que me virá com uma lição de macro ecónomia das diferenças de escala etc, a verdade é que nunca saberemos se o PEC4 poderia ou não ter contido a situação, de qualquer modo o problema não está em que se teria ou não de pedir auxílio, está na mentira na falta de escrúpulos que foi usada para se ter ido além da Troika desde o primeiro ano, quando falo de mentira é rever que está no Youtube os discursos patriócos e de verdadeira preocupação social do PPC e ver o que fez logo na semana em que lhe deram as rédeas, a própria comissão e FMI escreceram, se quiser ter o trabalho de procurar que foi um erro as politicas de correção exigidas a Portugal, mas claro na linha de mentirosos e sendeiros conhecida, dizem isto hoje e escrevem o contrário amanhã, é uma noba forma de dignidade descoberta pelos politicos Europeus, não venero estes, mas quem pagou a crise foi o povo, os outros estiveram e sempre estarão ao serviço das suas clientelas, se o Paulinho for muito rico, está a fazer bem o seu papel, se for classe média ou pobre e muito mais artolas do que eu, e sei que enquanto pagar para essa corja de ladrões sou artolas sim porque não o posso evitar, mas os vivaços dessas familias com Pedigree esses sim, já nos esfolaram até à 10ma geração e nunca irão pagar nada, nem o que deviam equitativamente pagar nem o que roubaram, protegidos dessa classe de beneficiários que nos roubou nesse periodo ! Mais 5 anos iguais e estavamos a alugar os Gerónimos na AIRBNB ao turismo Chinês !

    • O Fernando, voce conhece a realidade espanhola?
      O governo nao chamou a troika porque a lei lhe permite ir buscar o dinheiro aos bancos, esses sim ficaram com problemas e sobre medidas do BCE por terem emprestado o dinheiro, e se ler as noticias espanholas vai entender que muitos bancos foram ameaçados pelo governo com medidas excepcionais se não liberassem os empréstimos.
      Deveria voce saber que em Espanha, ate para levantar dinheiro no multibanco, a maioria dos bancos lhe cobra comissões. Sim, eles pagam para retirar o seu próprio dinheiro de uma conta corrente.

      Isto não é uma lição de macro economia, mas talvez lhe fizesse bem ler a noticias espanholas para falar aqui da realidade.
      De onde pensa que vem o discurso da Catalunha? o Pokemon, perdão o Puigdemont, usou exactamente esse momento para alavancar a corrente de independência.
      Quanto a estar tudo bem em Espanha, ate tem razão, se esquecer a taxa de desemprego, a redução de ordenados (profissões onde se ganhava 30mil ao ano agora ganha 23mil) e o numero de pessoas a ganhar abaixo do ordenado mínimo (800 e algo EUROS) que aumentou en 17% nos últimos 3 anos, sim esta tudo bem em Espanha, alias em uma Espanha bem unida e forte.
      Por outro lado as rendas aumentaram em quase 30% em Espanha, (Madrid e Barcelona) para alugar uma casa pequena de um quarto, cozinha, e salão, não consegue menos de 700 euros em zona 1 (ou seja acesso directo a cidade)

  9. Olha lá ó Miguel Queirós, 1º deu para perceber que o que escreveste, ou seja andas a vender o que os outros te vendem , pois com essas estatisticas que escreveste, tão precisas, são do que lês, mas eu não vendo o peixe dos outros essa é a minha opinião eu até tenho uma empresa que veio do nada, nasci num bairro da lata, só para dizer que sei o que digo, e sou tuga com orgulho, os patrões da restauração não puseram mais empregados por causa do iva baixar, mas sim pelo maior consumo dos turistas e mais emprego de outros sectores, trabalho feito por outros este crescimento, que não o Costa fez, eu se vou ( mais uma ) vez ao restaurante não é por mais 1 ou 3 euros, senão não ia ao restaurante, esse dinheiro era um bom encaixe nos cofres, e acredita iam na mesma ao restaurante, como aumentar as reformas 5€ o que é que fazem com esse dinheiro,nada não faz diferença mas em milhões de pessoas eram uns milhões para os cofres, olha o melhor é marcares uma consulta e eu atendo-te, pois não dá bem para explicar isto a escrever, fica bem…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.