Um empresário chinês foi detido depois de adicionar Sildenafil, uma substância existente no medicamento para disfunção eréctil Viagra, a uma bebida alcoólica típica do país. Pretendia com o condimento aumentar os lucros das vendas do licor.
Segundo a agência estatal chinesa “Xinhua”, o suspeito, identificado apenas como “Huang“, é dono de uma fábrica de baijiu, um licor alcoólico, na cidade de Jianshi, na província chinesa de Hubei.
Confrontado com uma dura competição no mercado local de álcool, Huang terá comprado na internet 1kg de Sildenafil em pó, que adicionou a 1.230 garrafas de baijiu.
Huang rebaptizou o seu produto de “Licor Ecológico Nutricional das Nove Fontes” e colocou-o no mercado a 3,6€ cada garrafa.
O modelo de negócio de Huang desmoronou-se quando alguns dos clientes, estranhando os invulgares efeitos secundários da bebida, apresentaram queixa às autoridades.
Segundo o Metro, o baijiu é vendido a preços muito baixos, semelhantes ao da cerveja. Huang poderia ter feito um bom lucro com as vendas, mas acabou por oferecer 810 garrafas a amigos.
O comerciante confessou à polícia que sabia que estava a cometer uma ilegalidade, mas a sua motivação era apenas “aumentar rapidamente as vendas e fazer dinheiro depressa”.
Segundo Huang, que condimentava o licor desde fevereiro, apenas uma overdose de Sildenafil poderia causar problemas de saúde aos consumidores.
No entanto, a polícia de Jianshi está a tentar recuperar todas as garrafas vendidas, uma vez que a substância pode causar “efeitos secundários fortes“, especialmente em pessoas com problemas cardiovasculares.
É duvidoso que as lucros do fabricante tenham crescido, mas do mal o menos, Huang terá guardado 30 garrafas para uso caseiro.
AJB, ZAP