Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

(dr) Envato Elements

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA.

Investigações com cobaias e humanos que viajaram até ao Espaço revelam que partes críticas da “máquina” responsável pela produção de energia de uma célula – a mitocôndria – podem tornar-se disfuncionais devido à exposição à radiação e outros fatores.

Os resultados da investigação, publicados no fim de novembro na revista científica Cell, fazem parte de um projeto científico maior, que junta várias áreas científicas com o objetivo de analisar os efeitos das viagens espaciais para a saúde do Homem.

“Os esforços desta investigação levada a cabo pela minha equipa concentram-se em tecido muscular de ratos de laboratório que foram enviados para o Espaço e foram depois  comparados com análises de outros cientistas que estudaram diferentes tecidos de cobaias”, explicou Evagelia C. Laiakis, professora associada de Oncologia em Georgetown e co-autora do estudo, citada em comunicado.

“Embora cada um de nós tenha estudado tecidos diferentes, todos chegamos à mesma conclusão: a função mitocondrial foi afetada adversamente pelas viagens espaciais”.

A investigação também demonstrou que as células isoladas foram mais afetadas do que conjuntos de tecidos (órgãos), sendo o fígado o órgão mais prejudicado.

Tal como frisa o portal New Atlas, a investigação agora publicada poderá ter implicações em futuras viagens espaciais, mas poderá também ser utilizado para se conseguir um melhor tratamento de radioterapia para pacientes com cancro na Terra.

“Desta e de outras aventuras planeadas para a Lua e, eventualmente, para Marte, esperamos aprender muito mais sobre os efeitos que os voos espaciais podem ter no metabolismo e como mitigar potencialmente os efeitos adversos para futuros viajantes espaciais”, concluiu a autora principal do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …

"O fecho das escolas resultou". Número de portugueses em casa aumentou para 50%

O número de portugueses que ficou em casa aumentou para 50% na sexta-feira, o primeiro dia de fecho das escolas, segundo os dados do índice de mobilidade divulgados hoje. Em comunicado, a empresa PSE, que tem …

Governo quer que coimas nos casos de incumprimento sejam cobradas de imediato

O Governo quer que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata de coimas nos casos de incumprimento das regras de confinamento e que verifiquem os comprovativos que justifiquem as deslocações de exceção, incluindo passeios …