Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos na Europa.

Até aos dias de hoje não existem muitas informações sobre os povos que viveram em Dikili Tash durante os períodos Neolítico Inferior e Médio, e como tal, a descoberta oferece novos detalhes sobre a época.

A descoberta põe em evidência o consumo de vinho em Dikili Tash, depois dos arqueólogos terem encontrado milhares de grainhas e bagaço de uva numa casa do local.

De acordo com a The Archaeology News Network, “o vinho estava a ser preparado numa grande jarra dentro de casa, enquanto o sumo de uva e o bagaço estavam a ser fermentados”.

Contudo, acabou por ocorrer um incêndio que destruiu a casa, mas que, ainda assim, preservou os vestígios durante mais de 6 mil anos.

“A descoberta é altamente significativa para a pré-história europeia, porque, por enquanto, é a indicação mais antiga de vinificação na Europa”, disse Dimitra Malamidou, uma das arqueólogas envolvidas nas escavações.

Malamidou refere ainda que “a descoberta é importante para o Egeu e para a pré-história europeia, pois fornece evidências dos primeiros desenvolvimentos das práticas agrícolas e alimentares, afetando os processos sociais”.

Sultana-Maria Valamoti, professora de Arqueologia Pré-histórica, afirma que “graças ao trabalho realizado, os dados, muitas vezes negligenciados pela pesquisa, fornecem uma riqueza de informações sobre a organização social e económica no norte da Grécia, as atividades diárias das pessoas e das suas suas práticas agrícolas”.

Acredita-se que os vestígios de vinho em Dikili Tash representam os mais antigos sinais de consumo de vinho conhecidos na Europa, realça o Ancient Origins.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …

António Costa garante combate à crise sem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que a resposta à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 será feita sem austeridade, e com solidariedade, prometendo “apoio aos rendimentos, ao emprego e às empresas”. “Passado ano …

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …