Vestígios importantes da época romana descobertos em escavação em Mértola

Um importante conjunto de vestígios da época romana, como fragmentos de estátuas e uma estrutura monumental, foi descoberto em escavações do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) que decorrem no subsolo de um edifício naquela vila alentejana.

Os trabalhos estão a ser realizados, desde há dois meses, na Casa Cor de Rosa, um edifício situado na parte mais antiga de Mértola, no distrito de Beja, numa obra da responsabilidade da câmara municipal.

Segundo o CAM, em comunicado divulgado esta quarta-feira, as escavações já permitiram identificar e escavar “estruturas com uma abrangência cronológica”, que vai “desde o século XX até ao período pré-romano”, por volta dos séculos IV ou III a.C.

Dos resultados obtidos até ao momento, revelou Susana Gómez, do CAM, o destaque vai para os achados do período romano, o primeiro “conjunto importante” dessa época encontrado ‘in situ’ em Mértola, ou seja, no contexto de escavações.

Ao longo dos anos, lembrou, o CAM encontrou, na vila alentejana, “vestígios muito importantes e que são bem conhecidos do período islâmico”, mas os que foram descobertos agora são mais antigos e serão da época romana.

“Havia e conhecem-se outras estátuas encontradas em Mértola”, mas essas “tinham sido descobertas fortuitas ou muito antigas, feitas no século XVI”, e que “fazem parte das coleções dos museus nacionais”, acrescentou.

Neste caso, destacou Susana Gómez, “é a primeira vez” que elementos escultóricos romanos “aparecem num contexto de escavação arqueológica”, o que permite “extrair mais informação e, sobretudo, contextualizar”, tendo, por isso, importância acrescida: “O achado no seu contexto vale muito mais. A grande descoberta deve-se a isso”.

Segundo o CAM, a estrutura monumental, “construída com pedra e forte argamassa de cal e que tem dois metros de largura”, foi encontrada “nos níveis mais profundos da escavação”.

“Destas estruturas infere-se uma construção, com cerca de 11 metros de lado, que ainda conserva restos de paredes argamassadas e rebocos com pintura”, explicou o Campo Arqueológico.

O conjunto escultórico que os arqueólogos pensam ser também da época romana está, neste momento a ser escavado “nos níveis inferiores, a cerca de 3,5 metros de profundidade”, e já foi identificada “parte substancial de um togado [ou toga]”.

“Os achados são, claramente, de grande importância e merecem uma atenção particular”, defendeu o CAM, acrescentando ter ainda descoberto um total de seis fossas detríticas, possivelmente do período medieval-islâmico.

A escavação arqueológica prossegue, “em princípio”, até ao final deste mês, mas o trabalho dos arqueólogos vai continuar, lembrou Susana Gómez, referindo que vão ter de “registar tudo o que for identificado, para contextualizar melhor os vestígios”, e “trabalhar os materiais”, para uma datação mais rigorosa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …