Descobertos restos de criança descendente de duas espécies diferentes

Um grupo de cientistas anunciou, esta quarta-feira, ter encontrado vestígios de uma criança da pré-história, filha de mãe Neandertal e de pai de um outro grupo de humanos extinto conhecido como Denisovans.

O fragmento de osso com 90 mil anos foi encontrado no sul da Sibéria, sendo a primeira vez que foi descoberto um descendente direto daqueles dois grupos, segundo o estudo hoje publicado na revista Nature.

As espécies humanas ‘Homo neanderthalensis’ e ‘Homo denisova’ desapareceram há cerca de 40 mil anos, os primeiros viveram na Europa e na Ásia, enquanto os segundos só foram encontrados na caverna onde aquele fragmento apareceu.

Estudos genéticos já realizados mostraram um cruzamento entre os dois grupos, tal como com a atual espécie humana (Homo sapiens), o que deixou um traço no ADN dos humanos atuais, mas o trabalho agora divulgado é o primeiro a identificar uma criança de primeira geração com pais Neandertal e Denisova.

“É fascinante encontrar prova direta desta mistura”, disse Svante Paabo, um dos autores do estudo, que reconheceu estar surpreendido pela descoberta, dado terem sido encontrados relativamente poucos vestígios de grupos de outras espécies humanas que coexistiram com o Homo sapiens.

Encontrar sinais de um descendente dos dois grupos, que são mais diferentes entre si do que quaisquer outros grupos humanos atualmente existentes, parece um raro golpe de sorte, afirmou Paabo, geneticista no Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, em Leipzig, na Alemanha.

Mas, o achado não revela a frequência com que aconteceu aquela mistura e onde, referiu Ron Pinhasi, antropólogo na Universidade de Viena, que também participou no estudo.

Segundo os investigadores, o pequeno fragmento de osso pode ser de um braço ou de uma perna de uma fêmea com pelo menos 13 anos.

A comparação com outro ADN antigo mostra que os genes que herdou da mãe estão mais relacionados com o ‘Homo neanderthalensis’ que viveu na Europa do que com outros da mesma espécie encontrados na caverna, o que aponta para a existência de migrações.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cérebros de pessoas que pintam com os pés revelam uma adaptação neurológica brilhante

https://vimeo.com/361083247 Numa nova investigação que demonstra o quão flexível é o nosso cérebro, cientistas mostraram que os cérebros das pessoas que pintam com os pés estão a mapear os membros inferiores quase como se fossem mãos. No …

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …