Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Universidade de Granada

Eunice aphroditois.

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás.

Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente 2 metros de comprimento e 3 centímetros de diâmetro, e viviam em tocas.

Com base na reconstrução de tocas gigantes observadas em sedimentos marinhos do Mioceno do nordeste de Taiwan, os investigadores concluíram que estes vestígios de fósseis podem ter colonizado o fundo do mar do continente eurasiano há cerca de 20 milhões de anos, lê-se no comunicado de imprensa citado pelo EurekAlert.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na conceituada revista Scientific Reports.

Os cientistas reconstruiram o novo registo fóssil, a que chamaram de Pennichnus formosae. Consiste numa toca em forma de ‘L’, com aproximadamente dois metros de comprimento e três centímetros de diâmetro, que sugerem o tamanho e a forma do organismo que fez a estrutura.

A espécie Eunice aphroditois esconde-se em tocas longas e estreitas no fundo do mar e impulsionam-se para cima para agarrar a presa com as suas mandíbulas fortes.

Os autores sugerem que o movimento envolvido na captura das presas e na retirada para a sua toca para digeri-las causou várias alterações na estrutura das tocas. Essas alterações são conservadas no Pennichnus formosae e são indicativas da deformação do sedimento em torno da parte superior da toca.

Embora invertebrados marinhos tenham existido desde o início do Paleozoico, os seus corpos são compostos principalmente de tecidos moles e, portanto, raramente são preservados. Acredita-se que o registo fóssil descoberto neste estudo seja o primeiro espécime conhecido de um predador de emboscada subsuperficial.

O líder da equipa de investigadores, Olmo Míguez Salas, da Universidade de Granada, em Espanha, observa que esta descoberta “fornece uma visão rara do comportamento destas criaturas sob o fundo do mar e também destaca o valor do estudo de registos fósseis para compreender o comportamento de organismos do passado”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: O Alpinista Descendente

Maior animação no topo da tabela. Um líder em queda, o dragão europeu, uma águia mais artística. Números e frases da semana, visto da Linha de Fundo. Fama sem proveito Sporting CP (Pedro Gonçalves 25') 1 …

Mourinho soma mais uma derrota. Ingleses desiludidos com o seu futebol

O Tottenham atrasou-se, este domingo, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com uma derrota caseira por 3-1 perante o Manchester United. Em Londres, na 31.ª jornada da Premier League, o Tottenham até esteve em …

TAP alarga ainda mais medidas voluntárias. Podem sair mais 600 pessoas

Elevado interesse de muitos funcionários levou a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que começou no domingo e dura até sexta-feira, que pode levar à saída de mais 600 pessoas. A TAP anunciou que vai …

AC Milan define preço a pagar por Rafael Leão

Face ao interesse de clubes como Everton e Juventus, o AC Milan definiu a fasquia das futuras propostas por Rafael Leão: no mínimo, 50 milhões de euros. A cumprir a sua segunda temporada ao serviço do …

Empresas esqueceram-se de levantar 72 milhões do fundo de compensação

Empresas deixaram 72 milhões de euros por reclamar relativos a dinheiro descontado para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), mas ainda o podem fazer. Desde 2013, as novas contratações exigem que seja descontado 1% do …