Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Universidade de Granada

Eunice aphroditois.

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás.

Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente 2 metros de comprimento e 3 centímetros de diâmetro, e viviam em tocas.

Com base na reconstrução de tocas gigantes observadas em sedimentos marinhos do Mioceno do nordeste de Taiwan, os investigadores concluíram que estes vestígios de fósseis podem ter colonizado o fundo do mar do continente eurasiano há cerca de 20 milhões de anos, lê-se no comunicado de imprensa citado pelo EurekAlert.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na conceituada revista Scientific Reports.

Os cientistas reconstruiram o novo registo fóssil, a que chamaram de Pennichnus formosae. Consiste numa toca em forma de ‘L’, com aproximadamente dois metros de comprimento e três centímetros de diâmetro, que sugerem o tamanho e a forma do organismo que fez a estrutura.

A espécie Eunice aphroditois esconde-se em tocas longas e estreitas no fundo do mar e impulsionam-se para cima para agarrar a presa com as suas mandíbulas fortes.

Os autores sugerem que o movimento envolvido na captura das presas e na retirada para a sua toca para digeri-las causou várias alterações na estrutura das tocas. Essas alterações são conservadas no Pennichnus formosae e são indicativas da deformação do sedimento em torno da parte superior da toca.

Embora invertebrados marinhos tenham existido desde o início do Paleozoico, os seus corpos são compostos principalmente de tecidos moles e, portanto, raramente são preservados. Acredita-se que o registo fóssil descoberto neste estudo seja o primeiro espécime conhecido de um predador de emboscada subsuperficial.

O líder da equipa de investigadores, Olmo Míguez Salas, da Universidade de Granada, em Espanha, observa que esta descoberta “fornece uma visão rara do comportamento destas criaturas sob o fundo do mar e também destaca o valor do estudo de registos fósseis para compreender o comportamento de organismos do passado”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …