/

“Vergonha” e “triste episódio”. Escolha de Rúben Amorim é alvo de polémica

A escolha de Rúben Amorim para o cargo de novo treinador do Braga está no centro de uma acesa polémica. A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol fala em “vergonha” e um “episódio triste”.

O Sporting de Braga confirmou esta sexta-feira que Rúben Amorim é o novo treinador da equipa principal de futebol até junho de 2022, sucedendo a Ricardo Sá Pinto, que foi afastado do cargo na segunda-feira.

Em comunicado publicado no sítio oficial do clube, o Braga explicou que o antigo jogador, de 34 anos, transita da equipa B – que comandava desde o início da época -, para a equipa principal, e terá Micael Sequeira, Adélio Cândido, Carlos Fernandes, Jorge Vital e Orlando Silva como membros da equipa técnica.

“O técnico transita do Braga B e tem contrato até junho de 2022, sendo apresentado esta sexta-feira, dia que marca também o regresso do plantel aos trabalhos”, revelou o emblema bracarense, oitavo classificado da I Liga. A apresentação está agendada para as 12h30, no auditório do Estádio Municipal de Braga.

Apesar disso, a contratação de Rúben Amorim continua mergulhada em polémica. Em causa está a falta da habilitações do antigo jogador, que não tem o nível IV de treinador. A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) teceu duras críticas ao Braga por ter escolhido Amorim para o cargo.

“A Direção da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, ao tomar conhecimento através da comunicação social da recente contratação de Rúben Amorim para o cargo de treinador principal da equipa sénior do Sporting Clube Braga – SAD, vem publicamente manifestar o seu repúdio por mais este triste episódio, que mancha a Classe dos Dirigentes e desprestigia a imagem do Futebol Português. UMA VERGONHA!“, lê-se no comunicado da ANTF.

A associação defende que a melhoria do futebol passa pelo aumento das qualificações profissionais, critério no qual Rúben Amorim não se enquadra.

A ANTF vai ainda propor a alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas “no sentido de ser retirada aos clubes (Liga) a autonomia que, presentemente, lhes assiste para decidirem em causa própria em matérias tão sensíveis como a elaboração do Regulamento de Competições, assim como as consequências do seu incumprimento”.

Em resposta, a Liga discorda da posição da ANTF. “A Liga Portugal tomou conhecimento do comunicado emitido pela ANTF e das declarações proferidas pelo seu presidente, José Pereira, e não pode concordar com as mesmas”.

Apesar de ter em consideração os argumentos apresentados sobre a qualificação dos treinadores, defende que “nenhuma equipa técnica das competições profissionais é inscrita se não estiverem cumpridos os pressupostos regulamentares”.

Tanto Rúben Amorim como Silas, o treinador do Sporting que também não tem o nível IV de treinador, podem não ter lugar no próximo curso de treinadores. O presidente da ANTF, José Pereira, diz que os prioritários são os técnicos que hoje estão na segunda liga portuguesa. “Esses é que estão a cumprir as etapas da carreira de forma legal”, atirou, citado pelo jornal A BOLA.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.