O verdadeiro elixir da imortalidade poderia estar no Império Chinês

 

Michael McDonough / Flickr

A Grande Muralha da China na zona de Mutianyu

Qin Shihuang, primeiro imperador chinês, tentou realmente conseguir a imortalidade e ordenou que todos os residentes do Império procurassem a receita do “elixir da vida eterna”.

“A emissão de tal decreto e o próprio facto de as pessoas terem mesmo tentado cumpri-lo diz-nos que Qin Shihuang criou um sistema de poder executivo e legislativo muito confiável e eficiente, capaz de realizar as vontades do imperador à escala de todo o país numa época em que os transportes e comunicações ainda praticamente não existiam”, afirmou Zhang Chunlong, supervisor das escavações na área, à Live Science.

Tradicionalmente, considera-se que a China foi fundada pelo chamado Imperador Amarelo, Huangdi, que governou o Império Celestial em 2800 a.C. As lendas atribuem-lhe forças mágicas, inclusive uma vida extremamente longa e uma resistência inédita.

Primeiro imperador de uma China unificada, Qin Shihuang, por sua vez, considerava ser o seu herdeiro espiritual, tendo no ano de 221 a.C. conseguido unir os 7 reinos rivais num império unido com leis comuns e uma estrutura de poder vertical.

Nos anos seguintes, adquiriu a reputação de um líder violento, mas justo, que trouxe à China a ordem e paz.

Devido aos seus projetos grandiosos, como a construção da Muralha da China e do mausoléu gigante em Xian, bem como os numerosos atentados contra o imperador, contribuíram para a sua figura ter ficado associada a inúmeras lendas.

Os arqueólogos chineses descobriram inesperadamente que até o próprio governante chinês acreditava em alguns desses mitos, o que foi comprovado por uma descoberta na província chinesa Hunan.

De acordo com Zhang, a sua equipa tem realizado escavações na parte central da província já há mais de 10 anos. Durante esse período, os investigadores conseguiram encontrar milhares de artefactos da época, inclusive uma grande coleção de placas de bambu com os mais diversos dados sobre a vida quotidiana do império.

Recentemente, os arqueólogos chineses terminaram a análise da parte médica destes arquivos. Entre estes, foi encontrado um decreto oficial de Qin Shihuang no qual o imperador ordenava a todos os funcionários públicos e residentes do império que procurassem o “elixir da imortalidade” ou que recolhessem dados sobre este, relatando-os à capital sem tardança.

Deste modo, este documento oficial confirma algumas lendas relacionadas com o imperador. Muitos cronistas chineses da época escreviam que Qin Shihuang tinha uma obsessão pelo mistério da imortalidade e não parava de viajar pelo país à procura de pensadores ou de algo semelhante à “fonte de juventude eterna” dos mitos da Grécia Antiga.

Conforme as placas descobertas pela equipa de cientistas, não foi apenas o imperador que se ocupou desta iniciativa, mas também toda a população.

Talvez tenha sido devido a estas procuras e experiências que o primeiro imperador da China unida morreu aos 39 anos. Sabe-se que o seu falecimento foi provocado por intoxicação com mercúrio.

Este produto poderia ter integrado os “elixires de imortalidade” com base em cinabre, uma mistura de mercúrio e enxofre, que Qin Shihuang alegadamente terá consumido nos últimos anos de vida.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu conheço o Elixir da Imortalidade e já o tomei e tenho a garantia da VIDA ETERNA.
    O Elixir se chama JESUS DE NAZARÉ o QUAL venceu a Morte e Ressussitou para conceder VIDA ETERNA à todos os que N’ELE crêem.

  2. Hi Eu
    Tu deves fazer parte da turma dos estúpidos declarados que divulgam a “Verdade segundo Eu”!!!!!!!
    Saia deste Labirinto da Idiotíce e Creia em Jesus e serás livre da Estupidez também!!!
    Jesus te ama “Eu”

    • Estes brasileiros da IURD são mesmo uma autêntica praga!!!
      Com tanto espaço na Internet para espalharam as suas burlas e as suas palermices, este “pastor” tinha logo que vir parar a um site de notícias português!…

  3. estes religiosos incultos ,que querem enfiar os credos deles a toda a gente ! so sabem da biblia ,como sao ignorantes em tudo o resto ! tem uma falta de cultura geral atroz,nem a propria biblia interpretam bem ,portugal esta a ficar cheio de pastores de favela

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …