O verdadeiro elixir da imortalidade poderia estar no Império Chinês

 

Michael McDonough / Flickr

A Grande Muralha da China na zona de Mutianyu

Qin Shihuang, primeiro imperador chinês, tentou realmente conseguir a imortalidade e ordenou que todos os residentes do Império procurassem a receita do “elixir da vida eterna”.

“A emissão de tal decreto e o próprio facto de as pessoas terem mesmo tentado cumpri-lo diz-nos que Qin Shihuang criou um sistema de poder executivo e legislativo muito confiável e eficiente, capaz de realizar as vontades do imperador à escala de todo o país numa época em que os transportes e comunicações ainda praticamente não existiam”, afirmou Zhang Chunlong, supervisor das escavações na área, à Live Science.

Tradicionalmente, considera-se que a China foi fundada pelo chamado Imperador Amarelo, Huangdi, que governou o Império Celestial em 2800 a.C. As lendas atribuem-lhe forças mágicas, inclusive uma vida extremamente longa e uma resistência inédita.

Primeiro imperador de uma China unificada, Qin Shihuang, por sua vez, considerava ser o seu herdeiro espiritual, tendo no ano de 221 a.C. conseguido unir os 7 reinos rivais num império unido com leis comuns e uma estrutura de poder vertical.

Nos anos seguintes, adquiriu a reputação de um líder violento, mas justo, que trouxe à China a ordem e paz.

Devido aos seus projetos grandiosos, como a construção da Muralha da China e do mausoléu gigante em Xian, bem como os numerosos atentados contra o imperador, contribuíram para a sua figura ter ficado associada a inúmeras lendas.

Os arqueólogos chineses descobriram inesperadamente que até o próprio governante chinês acreditava em alguns desses mitos, o que foi comprovado por uma descoberta na província chinesa Hunan.

De acordo com Zhang, a sua equipa tem realizado escavações na parte central da província já há mais de 10 anos. Durante esse período, os investigadores conseguiram encontrar milhares de artefactos da época, inclusive uma grande coleção de placas de bambu com os mais diversos dados sobre a vida quotidiana do império.

Recentemente, os arqueólogos chineses terminaram a análise da parte médica destes arquivos. Entre estes, foi encontrado um decreto oficial de Qin Shihuang no qual o imperador ordenava a todos os funcionários públicos e residentes do império que procurassem o “elixir da imortalidade” ou que recolhessem dados sobre este, relatando-os à capital sem tardança.

Deste modo, este documento oficial confirma algumas lendas relacionadas com o imperador. Muitos cronistas chineses da época escreviam que Qin Shihuang tinha uma obsessão pelo mistério da imortalidade e não parava de viajar pelo país à procura de pensadores ou de algo semelhante à “fonte de juventude eterna” dos mitos da Grécia Antiga.

Conforme as placas descobertas pela equipa de cientistas, não foi apenas o imperador que se ocupou desta iniciativa, mas também toda a população.

Talvez tenha sido devido a estas procuras e experiências que o primeiro imperador da China unida morreu aos 39 anos. Sabe-se que o seu falecimento foi provocado por intoxicação com mercúrio.

Este produto poderia ter integrado os “elixires de imortalidade” com base em cinabre, uma mistura de mercúrio e enxofre, que Qin Shihuang alegadamente terá consumido nos últimos anos de vida.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu conheço o Elixir da Imortalidade e já o tomei e tenho a garantia da VIDA ETERNA.
    O Elixir se chama JESUS DE NAZARÉ o QUAL venceu a Morte e Ressussitou para conceder VIDA ETERNA à todos os que N’ELE crêem.

  2. Hi Eu
    Tu deves fazer parte da turma dos estúpidos declarados que divulgam a “Verdade segundo Eu”!!!!!!!
    Saia deste Labirinto da Idiotíce e Creia em Jesus e serás livre da Estupidez também!!!
    Jesus te ama “Eu”

    • Estes brasileiros da IURD são mesmo uma autêntica praga!!!
      Com tanto espaço na Internet para espalharam as suas burlas e as suas palermices, este “pastor” tinha logo que vir parar a um site de notícias português!…

  3. estes religiosos incultos ,que querem enfiar os credos deles a toda a gente ! so sabem da biblia ,como sao ignorantes em tudo o resto ! tem uma falta de cultura geral atroz,nem a propria biblia interpretam bem ,portugal esta a ficar cheio de pastores de favela

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …