/

Geringonça açoriana de pedra e cal. Ventura satisfeito por não haver “cordões sanitários” entre Chega e PSD

2

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Chega, André Ventura, mostrou-se esta sexta-feira satisfeito por, nos Açores, não haver “nem cordões sanitários nem diabolização mútua” entre o seu partido e o PSD, que lidera a região.

À saída de um encontro com o presidente do executivo regional e líder do PSD nos Açores, José Manuel Bolieiro, André Ventura valorizou a “conversa agradável e aprofundada” tida com o social-democrata e reconheceu ter ficado “muito satisfeito” por ouvir de Bolieiro uma posição diferente da de Rui Rio no relacionamento com o Chega.

“É uma solução que me deixa satisfeito para o futuro e me dá garantias de estabilidade”, disse ainda Ventura, abordando o executivo açoriano, composto por PSD, CDS e PPM e viabilizado no parlamento da região por acordos com o Chega e a Iniciativa Liberal.

Na quinta-feira, aos jornalistas, o presidente do Chega havia reiterado lamentos pela posição nacional de PSD e CDS no que refere às autárquicas, acrescentando “nunca” ter visto algo como o entendimento entre os líderes de sociais-democratas e centristas, assente num único “objetivo”, a exclusão do Chega de conversações sobre as próximas eleições para as autarquias, juntas e assembleias municipais.

Por sua vez, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu existirem condições para o “entendimento frutuoso” que levou à formação do executivo se manter, mas alertou para as “tentativas” de o denegrir, que devem ser combatidas.

“Há todas as condições para, com honra e sentido de responsabilidade e empenho, garantirmos este entendimento frutuoso. (…) Temos de ser resilientes às tentativas de denegrir este acordo”, considerou José Manuel Bolieiro.

O PS perdeu em outubro, nas legislativas regionais, a maioria absoluta que detinha há 20 anos nos Açores, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação.

A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e com o Iniciativa Liberal, somando assim o número suficiente de deputados para atingir uma maioria absoluta (29).

Ana Moura, ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Parabéns governo dos Açores. Agora, a melhor prova que podem dar aos Açorianos, é governar bem. Acabar com a corrupção, pelo menos naquela região.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.