Ventura não seria eleito no Parlamento que o Chega pede

O Chega quer reduzir o número de deputados na Assembleia da República, de 230 para 180. Caso isto estivesse em vigor nas eleições de 2019, André Ventura não teria sido eleito.

O Chega entregou um pedido de referendo para reduzir o número de deputados da Assembleia da República. A proposta visa reduzir de 230 para 180 o número de representantes. Se assim fosse, em 2019, André Ventura não teria sido eleito nas eleições, escreve a Sábado.

O Chega entende que o Parlamento “pode funcionar perfeitamente com 100″, embora o mínimo imposto pela Constituição seja 180 representantes parlamentares. No projeto de resolução, o partido menciona que a redução de deputados “pode ser sinal de aproximação” e levar à eleição de representantes “mais próximos das populações e dos seus reais problemas”.

No entanto, caso esta proposta seguisse em frente, os partidos grandes sairiam beneficiados, com 19 dos 22 círculos eleitorais a perderem mandatos.

Lisboa seria o círculo eleitoral com a maior perda de mandatos, passando de 48 para 38 deputados. Os restantes seriam Porto (de 40 para 31), Braga (de 19 para 15), Setúbal (de 18 para 14) e Aveiro (de 16 para 12). Todos os restantes, à exceção de Portalegre, Europa e Fora da Europa, perderiam um ou dois representantes, calcula a Sábado.

Além disso, mo círculo eleitoral de Lisboa, André Ventura deixaria de ser um dos deputados eleitos, assim como Joacine Katar Moreira. A Iniciativa Liberal seria o único partido com um deputado único no Parlamento, João Cotrim Figueiredo.

Feitas as contas através do Método de Hondt, o PS ficaria a apenas dois deputados da maioria absoluta, contando com 89 dos tais 180 representantes parlamentares. Embora os socialistas perdessem 19 deputados, seriam os mais beneficiados, com a menor perda relativa. O PSD ficaria com 63 mandatos, menos 16.

Os mais prejudicados seriam a CDU, que ficaria apenas com oito dos atuais 12; o CDS, que veria reduzido a apenas três deputados, em vez de cinco; e o PAN, de igual forma, seria representado por três deputados, perdendo um mandato.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Se o Chega propõe uma alteração que o pode prejudicar o próprio partido então isso só torna a sua iniciativa ainda mais louvável

      • destruir o SNS e a escola pública, reduzir os impostos ao grande capital, alterar a lei do trabalho em favor do patronato, congelar o salário mínimo ou deixar de existir. Acabar com o sistema de reformas e passar a seguros.
        A histórica do rendimento mínimo, do número de deputados, dos ciganos, dos polícias, etc, etc , é para enganar parolos, pois na despesa do Estado não tem significado nenhum

        • Quase tudo o que você diz estaria melhor gerido por privados do que pelo Estado. O Estado anda à décadas a demonstrar que é profundamente incompetente e não é uma “pessoa” de confiança, no que concerne a gerir o nosso dinheiro.

          • Oh sim…nota-se…
            A PT, o BES, etc, etc, riram-se…
            Mas é comparar os EUA (quase tudo privado e “salve -se quem puder”) com a Noruega (quase tudo nas mãos do Estado) e que dá 15 a zero aos EUA em qualquer indicador do indície de desenvolvimento humano!!

  2. circulos eleitorais?
    Que palhaçada é essa?
    Feito para manter os grandes partidos… (Qualquer pessoa que entenda de matematica entende isso), mas se a regionalização não avancou, porque ha circulos? è melhor quadrados….

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …