Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como “último recurso”

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso.

A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças mais prementes é o fornecimento cada vez mais débil de ventiladores. Recentemente, uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt aceitou o desafio de desenvolver um ventilador caseiro, para uso de último recurso.

Um ventilador é uma máquina que bombeia mecanicamente o ar para os pulmões e é destinado a pacientes que não conseguem respirar por conta própria.

“É assim que as pessoas morrem por covid-19”, disse Robert Webster, professor de engenharia mecânica da Universidade Vanderbilt. “Os pacientes podem morrer de outras maneiras, mas esta é a principal razão.”

Foi por esse motivo que Webster começou a trabalhar com outros engenheiros, de forma a arranjar uma solução para este problema. Decidiram, assim, construir um ventilador caseiro, e tudo o que encontraram nas suas garagens serviu para impulsionar este projeto: “pedaços de madeira, madeira compensada e até um para-brisas de um automóvel”.

De acordo com o comunicado da universidade norte-americana, o objetivo é criar um design open-source que qualquer pessoa consiga replicar nas suas próprias casas, caso a pandemia piore.

Na fabricação de um ventilador, é preciso ter em conta a força precisa para bombear o ar. No primeiro protótipo, os engenheiros enrolaram uma correia de nylon em torno de uma bolsa e prenderam-na ao braço da manivela de um motor de um para-brisas, para aplicar a força de aperto repetitiva.

O design funcionou, mas equipa queria um ainda mais “limpo”, no qual a quantidade de compressão (conhecida como volume corrente) pudesse ser controlada com mais precisão.

Inspirado pelo Mecanismo Scotch Yoke, a equipa construiu o seu segundo (e mais recente) protótipo em menos de três horas, usando materiais e ferramentas que podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo, como madeira.

A equipa acrescentou, por último, sensores e controlos ao projeto, de modo a melhorar a segurança e a ajustar a proporção de entrada e saída de ar, para corresponder à respiração normal.

Assim que receberem o feedback deste ventilador caseiro, a equipa vai pôr mãos à obra e desenvolver o terceiro protótipo, que será extremamente parecido com um ventilador comum – ou, pelo menos, um ventilador capaz de deixar a equipa médica confortável em usá-lo em caso de necessidade urgente.

O objetivo a longo prazo passa por disponibilizar publicamente o design para que qualquer pessoa o consiga replicar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …