Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como “último recurso”

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso.

A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças mais prementes é o fornecimento cada vez mais débil de ventiladores. Recentemente, uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt aceitou o desafio de desenvolver um ventilador caseiro, para uso de último recurso.

Um ventilador é uma máquina que bombeia mecanicamente o ar para os pulmões e é destinado a pacientes que não conseguem respirar por conta própria.

“É assim que as pessoas morrem por covid-19”, disse Robert Webster, professor de engenharia mecânica da Universidade Vanderbilt. “Os pacientes podem morrer de outras maneiras, mas esta é a principal razão.”

Foi por esse motivo que Webster começou a trabalhar com outros engenheiros, de forma a arranjar uma solução para este problema. Decidiram, assim, construir um ventilador caseiro, e tudo o que encontraram nas suas garagens serviu para impulsionar este projeto: “pedaços de madeira, madeira compensada e até um para-brisas de um automóvel”.

De acordo com o comunicado da universidade norte-americana, o objetivo é criar um design open-source que qualquer pessoa consiga replicar nas suas próprias casas, caso a pandemia piore.

Na fabricação de um ventilador, é preciso ter em conta a força precisa para bombear o ar. No primeiro protótipo, os engenheiros enrolaram uma correia de nylon em torno de uma bolsa e prenderam-na ao braço da manivela de um motor de um para-brisas, para aplicar a força de aperto repetitiva.

O design funcionou, mas equipa queria um ainda mais “limpo”, no qual a quantidade de compressão (conhecida como volume corrente) pudesse ser controlada com mais precisão.

Inspirado pelo Mecanismo Scotch Yoke, a equipa construiu o seu segundo (e mais recente) protótipo em menos de três horas, usando materiais e ferramentas que podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo, como madeira.

A equipa acrescentou, por último, sensores e controlos ao projeto, de modo a melhorar a segurança e a ajustar a proporção de entrada e saída de ar, para corresponder à respiração normal.

Assim que receberem o feedback deste ventilador caseiro, a equipa vai pôr mãos à obra e desenvolver o terceiro protótipo, que será extremamente parecido com um ventilador comum – ou, pelo menos, um ventilador capaz de deixar a equipa médica confortável em usá-lo em caso de necessidade urgente.

O objetivo a longo prazo passa por disponibilizar publicamente o design para que qualquer pessoa o consiga replicar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …