Venezuela vai pagar dívidas a companhias aéreas estrangeiras e corta relações com Air Canadá

pattagon

-

O Governo venezuelano anunciou que irá pagar as dívidas às companhias aéreas estrangeiras no país e que porá fim à relação com a Air Canadá, devido à decisão “unilateral” da operadora de suspender os voos para Caracas.

“Através do Centro Nacional de Comércio Exterior vamos tratar de manter o pagamento da faturação de 2014 e procurar um mecanismo de negociação para o pagamento das dívidas do ano anterior”, anunciou esta segunda-feira Hebert Garcia, o ministro dos Transporte Aéreo e Aquático venezuelano.

Hebert Garcia falava aos jornalistas no âmbito de uma reunião com 21 representantes de linhas aéreas, durante a qual precisou que já na próxima semana poderão ser efetuados alguns pagamentos e que as operadoras vão ser informadas, “de forma direta”, do calendário de pagamentos da dívida.

O ministro sublinhou que o Governo venezuelano iniciou os procedimentos para notificar a Air Canadá de que dá por terminada a relação comercial” com a transportadora, na sequência da decisão “unilateral e sem consultar as autoridades” da empresa de suspender os voos a Caracas, por alegada falta de segurança.

“A Air Canadá tem voado para países que têm tido problemas muito mais graves de segurança dos que têm a Venezuela”, frisou.

Segundo a Associação de Linhas Aéreas da Venezuela, 11 das 26 companhias que voam para Caracas reduziram desde janeiro passado a oferta de lugares, nalguns casos até quase aos 80 por cento, devido à impossibilidade de repatriar os capitais correspondentes às vendas, cujo valor global ascende a 3.700 milhões de dólares americanos.

Na Venezuela está vigente desde 2003 um férreo sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e obriga as companhias aéreas a terem autorização para poderem repatriar os capitais gerados pelas operações.

Apesar do contexto de reduções e da insegurança, fonte da transportadora aérea portuguesa em Caracas disse à agência Lusa que a TAP-Air Portugal mantêm 3 operações semanais entre Portugal e a Venezuela, com a mesma quantidade de lugares.

A ligação Caracas-Lisboa registou um aumento de 13,8% em número de passageiros entre janeiro e novembro de 2013, fruto de uma procura muito forte, uma “situação excecional” que se mantém e que levou ao esgotamento.

/Lusa

RESPONDER

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …