Venezuela perde direito a voto na ONU por falta de pagamento

United Nations / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás maduro, discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas

O presidente da Venezuela, Nicolás maduro, discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas

A Venezuela perdeu temporariamente o direito de voto na Assembleia-Geral da ONU por falta de pagamento das suas contribuições ao órgão.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou esta sexta-feira que a Venezuela é um dos seis países que este ano receberam esta sanção.

Também perderam o direito de voto Cabo Verde, Líbia, Papua Nova Guiné, Sudão e Vanuatu, explicou Dujarric, que destacou que há procedimentos que permitem excepções à punição.

É o caso da Somália, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, que, apesar de também terem dívidas com a ONU, poderão continuar a votar este ano em virtude de uma decisão da Assembleia-Geral.

As normas da ONU estabelecem a perda do direito de voto na Assembleia-Geral para os países-membros que têm dívidas superiores ao valor correspondente às contribuições que deveriam ter sido feitas nos dois anos anteriores.

No caso da Venezuela, o governo de Nicolás Maduro terá que pagar 24 milhões de dólares para que a dívida fique abaixo desse limite.

Fontes diplomáticas venezuelanas afirmaram à Agência EFE que o país já efectuou um pagamento para corrigir a situação, no valor de 24.2 milhões de dólares, e aguarda que a ONU confirme que recebeu o pagamento.

Segundo as mesmas fontes, espera-se que esse processo interno seja concluído na próxima semana. Cinco dias depois, conforme previsto, a Venezuela deverá voltar a ter direito de voto.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …