Venezuela: partidos opositores impedidos de participar nas presidenciais

Agencia de Noticias ANDES

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Os partidos que não participaram e que apelaram à abstenção nas eleições municipais de domingo, na Venezuela, estão impedidos de participar nas próximas presidenciais, anunciou o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

“Vontade Popular, Primeiro Justiça, desaparecem do mapa político venezuelano, porque não participaram e apelaram a boicotar as eleições. Não podem participar mais”, anunciou Nicolás Maduro.

“Esse é o critério que esgrimiu a Assembleia Constituinte e eu, como chefe de Estado de um poder constituído, apoio”, disse.

Nicolás Maduro falava aos jornalistas, em Caracas, durante as eleições de domingo, em que 1.568 candidatos, a maioria deles ligados ao regime, se candidataram para presidir a 335 câmaras municipais, durante os próximos quatro anos.

Nicolás Maduro anunciou também que vai convocar os 335 autarcas eleitos para uma reunião a fim de organizar “um só plano de serviços públicos“.

Delcy Rodríguez, a presidente da Assembleia Constituinte, disse que aquele organismo “está a avaliar os mecanismos para preservar o sistema partidista da participação política na Venezuela” e que “muito em breve dará a conhecer a vontade da plenária” daquela assembleia.

Ação Democrática, Vontade Popular e Primeiro Justiça, os três principais partidos da oposição, que fazem parte da aliança opositora Mesa de Unidade Democrática, não participaram nas eleições de domingo, justificando a decisão numa alegada falta de confiança no Conselho Nacional Eleitoral.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …