Venezuela cria serviços secretos para combater a “guerra económica”

chavezcandanga / Flickr

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira que o seu Governo criou a Comissão Nacional de Inteligência Económica, que combina os serviços secretos com entidades reguladoras para combater a guerra económica, o açambarcamento, especulação e a escassez de produtos.

“Hoje criei a Comissão de Inteligência Económica (CNIE)”, disse Nicolás Maduro no palácio presidencial de Miraflores, durante a sessão de instalação de uma comissão para debater a contratação de funcionários públicos.

O Presidente venezuelano precisou que a CNIE é formada pelo Serviço Nacional Integrado de Administração Alfandegária e Tributária, o Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (serviços secretos), a Superintendência de Preços Justos e o Centro Nacional de Comércio Exterior.

“Têm de funcionar permanentemente, cruzando informações. Temos de atingir um nível muito mais elevado nos controlos prévios”, disse, apontando como alvo das investigações os setores de direita que impulsam uma guerra económica contra o seu Governo, que se expressa no açambarcamento, especulação e escassez de produtos.

Maduro pediu ainda a intensificação dos trabalhos da Superintendência de Preços Justos, que conta com mais de 27 mil fiscais, e ordenou a confiscação dos bens dos donos de uma empresa onde foram encontradas mais de 21 mil peças de automóveis, pneus e lubrificadores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …