Venezuela acumulou 675,1% de inflação em 12 meses

Leonardo Muñoz / EPA

-

A Venezuela acumulou 675,1 por cento de inflação nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados esta terça-feira pela imprensa venezuelana, que dão conta de que a “maior preocupação” continua a ser o aumento dos produtos alimentares.

“O Índice Nacional de Preços ao Consumidor situou-se em 26,9% no mês de agosto de 2016, segundo uma fonte próxima do Banco Central da Venezuela (BCV).

A aceleração média, medida por técnicos do Instituto Nacional de Estatística e do BCV, conduziu a que a inflação se situe em 331,9% nos oito primeiros meses do ano”, diz o El Nacional.

O diário explica que “quando se mede o comportamento dos preços entre agosto de 2015 e (o mesmo mês) de 2016, obtém-se que a média de aumento, em bens e serviços, foi de 675,1“.

“A maior preocupação do BCV continua a ser o aumento dos preços dos alimentos, em pleno período de escassez”, indica o El Nacional.

O jornal precisa que os dados estão a ser verificados antes de serem ingressados oficialmente, estando a ser aplicados “corretivos à metodologia de recolha dos dados com a intenção de diminuir a média na aceleração dos preços”.

“Técnicos da instituição (BCV) têm alertado que a impressão de dinheiro inorgânico, neste momento, é o principal impulsor da elevação dos preços”, diz.

Estão a ser impressos novos bilhetes de bolívares (moeda veneuelana) na Casa da Moeda de Maracay (Venezuela) e na Alemanha”, precisa o periódico.

Por outro lado denuncia que as autoridades do BCV “deixaram de tomar medidas para recolher liquidez e estão centradas em achar novas fontes de financiamento como as operações no Arco Mineiro, que poderá permitir-lhes conseguir dinheiro fresco, através do outorgamento de concessões”.

A inflação está a afetar a atividade económica da Venezuela, que segundo dados oficiais registou uma contração da economia de 11,8% no segundo trimestre de 2016, com relação a igual período do ano anterior.

O Produto Interno Bruto (PIB) – bens e serviços que se produzem num país num ano – contraiu-se 11,5% no primeiro semestre (de 2016), quando comparado com os primeiros seis meses de 2015.

“Estes dados de decrescimento quando se regista uma queda do consumo de 8%”, diz o El Nacional.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …

Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro …

Itália pediu ajuda, Europa ficou em silêncio e o vírus cavalgou por todo o continente

A lenta resposta a um inimigo invisível, a falta de stock de equipamentos de proteção, um Ocidente a festejar o Ano Novo e uma Europa com as atenções centradas no Brexit. Um cocktail desastroso que …

Empresas vão poder pedir lay-off em meses interpolados. Trabalhadores recebem subsídio de Natal a 100%

O novo apoio de lay-off que vai substituir o atual regime de lay-off simplificado a partir de agosto vai poder ser pedido pelas empresas em "meses interpolados", podendo desistir do regime e retomá-lo mais tarde. De …