Veneza. A lagoa que já foi rica em espécies está agora a recuperar o seu ecossistema

Riccardo Palazzani / Flickr

Lagoa de Veneza ao entardecer

A cidade de Veneza até pode ser famosa pela Praça de São Marcos ou pela Ponte dos Suspiros, mas a cidade italiana tem outra joia que é frequentemente esquecida: a sua lagoa. Agora o local, alvo de um projeto de restauração, vai recuperar o seu ecossistema em tempos esquecido.

A magnífica lagoa de Veneza já foi lar de uma rica e vasta variedade de peixes e pássaros. Porém a intromissão da mão humana fez com que houvesse um aumento drástico do teor de sal da água. Agora, um projeto ambiental quer ajudar a recuperar a tão desejada presença de biodiversidade na lagoa introduzindo mais água doce.

Rossella Brusa, investigadora do Instituto Superior de Proteção e pesquisa Ambiental,  explica à AFP que “a ideia é recriar um ambiente que se perdeu com ao longo do tempo, porque os rios foram desviados para fora da lagoa”. A necessidade de estes desvios serem feitos, surgiu numa altura em que foi preciso limpar as áreas pantanosas, e combater a malária.

Porém esta alteração nas águas da lagoa teve uma consequência imprevista que se tornou muito preocupante. O desvio dos rios para fora da lagoa “levou ao aumento de águas mais salgadas, e à queda no número de juncos, um habitat muito precioso para espécies protegidas”, afirma Brusa, a líder do projeto de restauração.

O especialista em biodiversidade, Adriano Sfriso, da Universidade Ca Foscari, refere que mais de metade da lagoa era constituída por canaviais e sapais (habitats naturais), e que essa área ocupava cerca de 17 mil hectares. Atualmente restam apenas 34 hectares.

De acordo com o Raw Story, a região de Cannaregio, em Veneza, chegou a receber o nome da planta “canna”– palavra italiana para dizer “junco”. Estas plantas toleram a presença de alguma salinidade no seu habitat, mas na parte interna da lagoa, onde a água deveria estar entre 0 e 15 na escala de salinidade, está momento nos 30. Valor muito semelhante ao que é encontrado na água do mar.

“Life Lagoon Refresh”, o projeto, que foi lançado em 2017, desvia um fluxo de água doce do rio Sile para a lagoa. Um canal artificial, em operação desde maio, permite que o fluxo de água seja moldado de acordo com as necessidades. No total, o projeto pretende restaurar pelo menos 20 hectares de junco, disse Sfriso.

Carlo Marchesi e Adriano Croitoru vão agora replantar a lagoa. “Vamos reconstruir a lagoa como os nossos bisavós a conheciam, muito mais rica em peixes e pássaros”, refere Marchesi, que está radiante com o projeto.

Ainda assim, também alguns pescadores locais, e caçadores de pássaros serão convocados para ajudar no transplante de ervas marinhas que irão acelerar o retorno das plantas aquáticas. Massimo Parravicini, diretor da principal associação de pescadores, e caçadores amadores, garante que “a lagoa é a nossa vida, é o nosso mundo”.

Parravicini defende a importânica da restauração da lagoa de Veneza, uma vez que “se a preservarmos, poderemos aproveitá-la ao máximo, e passar este legado aos nossos filhos”, diz o homem de 58 anos, que destaca o projeto como “fundamental para o ecossistema ”.

A salinidade é analisada continuamente, assim como a qualidade da água, da vegetação, e da fauna. Uma equipa de especialistas é encarregada de registar as espécies. Algumas como o Góbio da Grama são protegidos. Outros como a Dourada, a Tainha, a Solha ou o Branzino, são mais importantes para a pesca artesanal, explica Luca Scapin, também investigador da Universidade Ca Foscari.

O projeto teve o apoio da Comissão Europeia, e por isso os resultados serão partilhados com outras regiões da Europa que sofrem com problemas semelhantes, como é o caso de Hyeres (França), Albufera (Espanha), e Nestos Delta e Porto Lagos (Grécia).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …