Veneza reduz número de pessoas autorizadas a andar nas famosas gôndolas. Turistas estão mais gordos

A pandemia de covid-19 colocou um fardo pesado no vasto setor do turismo de Veneza, em Itália. Agora, à medida que a cidade emerge do confinamento, há outro tipo de peso que é preciso aliviar nas famosas gôndolas.

Uma nova restrição vai fazer com que a capacidade máxima nas famosas gôndolas de Veneza seja reduzida de seis para cinco. E não é o distanciamento social que motivou a mudança – é o peso médio crescente dos turistas.

“Nos últimos dez anos, mais ou menos, os turistas pesam mais – e, em vez de fazê-los peaar-se numa balança antes de entrar, estamos a limitar o número”, disse Andrea Balbi, presidente da Associação de Gôndolas de Veneza, em declarações à CNN.

A mudança aplica-se aos barcos finos de Veneza, que deslizam ao longo dos seus pequenos canais. A ocupação máxima nas gôndolas maiores, que servem principalmente como táxi no Grande Canal, também foi reduzida de 14 para 12.

Segundo Balbi, cargas mais pesadas significam que as gôndolas absorvem a água, dificultando a navegação dos gondoleiros.

Em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, Raoul Roveratto, presidente da associação de gondoleiros substitutos – um grupo que representa gondoleiros menos experientes – não mediu as palavras para falar do assunto.

“Vêm de alguns países, são como bombas a entrar e quando [o barco] está totalmente carregado, o casco afunda e a água entra”, explicou Roveratto. “Avançar com mais de meia tonelada de carne a bordo é perigoso”.

Atualmente, Veneza tem 433 gondoleiros e 180 substitutos, mas recentemente reduziu o número de gôndolas em serviço devido à pandemia e ao declínio acentuado dos turistas. A quarentena em Itália permitiu até que a água do canal ficasse visivelmente mais clara, devido à redução maciça do tráfego.

No entanto, o país está a voltar timidamente à normalidade e Veneza já está a trabalhar para receber turistas. No início deste mês, a União Europeia concordou com um conjunto de recomendações que permitirão que viajantes de fora do bloco visitem novamente.

Os gondoleiros em Veneza devem passar por um exame rigoroso para obter uma licença ou usar uma que passada de pai para filho.

Os gondoleiros não são o primeiro grupo de trabalhadores da indústria de viagens a fazer alterações com base no peso dos seus clientes. Em 2018, a Grécia proibiu turistas de montarem burros na ilha de Santorini, depois de ativistas terem reclamado que os animais estavam a sofrer lesões na coluna vertebral.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …