Veneno de escorpião pode esconder segredo para reverter artrite

Em testes realizados com ratos, uma proteína do veneno de escorpião mostrou ser capaz de reverter a inflamação causada pela artrite. Os cientistas ambicionam que possa ser aplicável a humanos.

Pode parecer algo paradoxal, mas o veneno de certos animais, como escorpiões, cobras e aranhas, pode ter aplicações bastante úteis para a medicina. Exemplo disso mesmo é a mais recente descoberta de investigadores norte-americanos de que uma pequena proteína do veneno de escorpião ajudou a reverter a inflamação em ratos com artrite.

A CUF explica que a artrite corresponde a um processo inflamatório articular que se caracteriza pela presença de derrame articular e dor na movimentação, calor, vermelhidão e limitação funcional.

Atualmente, já existem no mercado medicamentos para tratar a inflamação causada pela artrite. O problema é que trazem sérios efeitos secundários para a saúde das pessoas que sofrem desta condição, entre os quais a subida da pressão arterial ou o aumento de peso.

“Para pessoas com artrite multiarticular, os efeitos colaterais do controlo da doença podem ser tão maus ou piores que a própria doença“, explica Jim Olson, autor do estudo publicado esta semana na revista científica Science Translational Medicine. “Os esteroides gostam de ir a qualquer lugar do corpo, exceto onde são mais necessários. Esta é uma estratégia para melhorar o alívio da artrite com efeitos colaterais”.

Foi no veneno de escorpião que Olson e a sua equipa descobriram um péptido que parecia acumular-se naturalmente na cartilagem. Após anos de testes, os investigadores encontraram uma forma de usar o péptido com um esteroide para combater a artrite. Até ao momento, nos testes feitos em ratos, os resultados são convincentes.

“É uma ideia bastante simples pegar numa miniproteína que naturalmente vai para a cartilagem e anexar algo nela, para que consiga a entrega direcionada do medicamento, mas era um desafio conseguir isto”, explicou Emily Girard, cientista que pertence à equipa de investigadores, citada pelo New Atlas.

As aspirações destes especialistas é que, no futuro, possa ser usado num tratamento real para humanos com artrite, combatendo o problema sem efeitos secundários que hoje afetam as pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …