Veneno de aranha mortífera pode evitar danos provocados por AVC

Wingnutfred / Flickr

A aranha teia de funil da espécie Hadronyche infensa

A aranha teia de funil da espécie Hadronyche infensa

Um grupo de médicos descobriu uma fonte improvável para a criação de medicamento que pode evitar danos cerebrais causados por um acidente vascular cerebral: o veneno de uma das aranhas mais mortíferas do mundo.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma picada de uma aranha australiana pode matar um humano em 15 minutos, mas um ingrediente inofensivo encontrado no veneno pode proteger as células cerebrais de serem destruídas por um AVC.

Os especialistas descobriram a molécula protetora à medida que analisaram o veneno da aranha “teia de funil”, da espécie Hadronyche infensa, encontrada em Queensland e Nova Gales do Sul.

“Acreditamos que encontrámos uma maneira de minimizar os efeitos de um acidente vascular cerebral”, revelou Glenn King, professor do Instituto de Biociência Molecular e um dos autores do estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

A molécula Hi1a, encontrada no ADN das toxinas presentes no veneno das aranhas desta espécie, destacou-se por ser semelhante a outro produto químico de proteção de células cerebrais unidas. A descoberta foi tão intrigante que os cientistas decidiram sintetizar o composto e testar os seus poderes.

Nas experiências realizadas com cobaias, a equipa de cientistas concluiu que uma pequena dose da molécula de veneno de aranha protegeu os neurónios de acidentes vasculares cerebrais induzidos.

O composto bloqueia os chamados canais iónicos nas células, que os cientistas dizem ser os principais responsáveis pelos danos cerebrais após um AVC.

Glenn King adiantou que a administração da molécula Hi1a duas horas após o AVC reduziu a extensão dos danos cerebrais em cobaias em 80%. Mas o composto ainda foi eficaz oito horas após o derrame cerebral, reduzindo a quantidade de danos em cerca de 65% comparativamente a outros animais não tratados.

Os cientistas pretendem iniciar os testes em humanos nos próximos dois anos. Se as próximas experiências forem bem sucedidas, este pode ser o primeiro passo para evitar as consequências causadas por derrames cerebrais, visto que atualmente não existem medicamentos no mercado que previnam esse tipo de lesões.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto como muitas espécies vão desaparecendo do planeta por intervenção humana e não só lá chegará o dia da nossa vez!.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …