Revolução na indústria da moda. Vendas de roupa em segunda mão disparam

O atual modelo de fast fashion da indústria da moda está a ser derrubado pelo aumento astronómico das vendas de roupa em segunda mão.

Uma força enorme está a remodelar a indústria da moda: roupas em segunda mão. De acordo com um novo relatório, o mercado de roupas em segunda mão dos EUA está projetado para mais do que triplicar de valor nos próximos 10 anos – de 28 mil milhões de dólares em 2019 para 80 mil milhões em 2029. No ano passado, as roupas em segunda mão expandiram 21 vezes mais rápido do que o comércio de roupas convencional.

Ainda mais transformador é o potencial das roupas em segunda mão para alterar drasticamente a proeminência da fast fashion – um modelo de negócios caracterizado por roupas baratas e descartáveis.

A fast fashion cresceu exponencialmente nas duas últimas décadas, alterando significativamente o panorama da moda ao produzir mais roupas, distribuí-las com mais rapidez e estimular os consumidores a comprar em excesso a preços baixos.

Enquanto a fast fashion deve continuar a crescer 20% nos próximos 10 anos, a moda em segunda mão deve crescer 185%.

Investigadores que estudam o consumo de roupas e a sustentabilidade, acreditam que a tendência de roupas em segunda mão tem o potencial de remodelar a indústria da moda e mitigar o impacto ambiental prejudicial da indústria no planeta.

Um potencial promissor

O mercado de roupas em segunda mão é composto por duas grandes categorias: lojas de roupas usadas e plataformas de revenda. Mas é o último que alimentou amplamente o boom recente.

A perceção do conceito de roupas usadas mudou, e agora muitos consumidores consideram as roupas em segunda mão de qualidade idêntica ou até superior às roupas não usadas. A tendência de comprar roupas em segunda mão e revendê-las também emergiu, principalmente entre os jovens consumidores.

Assim, o mercado de revenda digital está rapidamente a tornar-se a próxima grande novidade na indústria da moda.

A tendência de roupas em segunda mão também parece ser impulsionada pela acessibilidade, especialmente agora, durante a crise económica da covid-19. Os consumidores não apenas reduziram o consumo de bens não essenciais, como roupas, mas estão a comprar mais roupas de qualidade do que roupas baratas e descartáveis.

Para os revendedores de roupa, a contínua contração económica combinada com o aumento do interesse pela sustentabilidade provou ser uma combinação vencedora.

Consumidores mais conscientes?

A indústria da moda há muito está associada a problemas sociais e ambientais, que vão desde o tratamento inadequado dos trabalhadores do vestuário até à poluição e os resíduos gerados pela produção do vestuário.

Menos de 1% dos materiais usados para fazer roupas são reciclados para fazer roupas novas, uma perda anual de 500 mil milhões de dólares para a indústria da moda. A indústria têxtil produz mais emissões de carbono do que as indústrias aérea e marítima juntas. E aproximadamente 20% da poluição da água em todo o mundo é resultado de águas residuais da produção e acabamento de têxteis.

Os consumidores estão mais conscientes do impacto ecológico da produção de roupas e estão a exigir com mais frequência que as empresas ampliem o seu compromisso com a sustentabilidade. Comprar roupas em segunda mão pode fornecer aos consumidores uma maneira de se opor ao sistema da fast fashion.

Comprar roupas em segunda mão aumenta o número de proprietários de um artigo, estendendo a sua vida útil – algo que foi drasticamente reduzido na era da fast fashion. Nos últimos 15 anos, o número médio de vezes que uma roupa é usada antes de ser deitada ao lixo diminuiu 36%.

Um recente estudo publicado na revista Journal of Sustainability Research confirma essa possibilidade. Os investigadores entrevistaram jovens norte-americanas que usam regularmente plataformas digitais de revenda de roupa usada.

Estas jovens olhavam para as roupas em segunda mão como uma forma de ter acesso a produtos baratos que normalmente não podiam pagar. Em contrapartida, não consideravam este um modelo alternativo de consumo ou uma forma de diminuir a dependência da produção de novas roupas.

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