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Vendas de carros a gasolina batem as de diesel. Elétricos brilham

Quinze anos depois, as vendas de carros a gasolina ultrapassaram as vendas de veículos a diesel, escreve o Jornal de Negócios esta quarta-feira.

Desde março de 2004, o número de vendas de veículos a diesel era superior ao de veículos a gasolina. Agora, no primeiro semestre de 2019, ocorreu a primeira inversão na tendência de vendas, noticia o diário de economia.

Durante os primeiros seis meses do ano, as vendas de ligeiros de passageiros a gasolina atingiu as 65.797 unidades, uma subida de 20,99% face à primeira metade de 2018.

A quota dos veículos a gasolina nas vendas situou-se, assim, nos 51,2%. No final de junho do ano passado esse valor era de 40,4% e viria a descer para 39,3% no conjunto de 2018.

Por sua vez, o número de automóveis com motor diesel vendidos registou uma quebra de 29,3% na primeira metade deste ano, para 50.667 viaturas. A fatia de mercado do gasóleo encolheu de 53,3% no primeiro semestre do ano passado para 39,4% no final de junho deste ano, de acordo com o Negócios.

Em 2017, enquanto o diesel representava 61,1% das vendas, os automóveis a gasolina valiam apenas 34,2%. Já carros totalmente elétricos tinham um peso de 0,7%.

Em declarações ao diário, o secretário-geral da ACAP, Helder Pedro reconhece a perda de peso das vendas de carros a gasóleo a um ritmo mais rápido que o antecipado, mas descarta o “efeito Matos Fernandes” – o ministro do Ambiente veio afirmar que os carros a diesel vão perder todo o valor em quatro a cinco anos.

“Quem comprar um carro [de motor] diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”, afirmou o governante no início do ano.

Já o Grupo PSA – que detém a Peugeot, Citroën e a Opel –  assume uma postura oposta à da ACAP, considerando que as palavras de Matos Fernandes tiveram algum efeito.

“Este foi um período de alguma perturbação, indecisão e adiamento das compras por parte dos clientes, designadamente após as declarações que o Sr. ministro do Ambiente proferiu no início do ano”, disse fonte oficial. “Assistiu-se a uma descida muito abrupta do mix do diesel no primeiro trimestre, após as declarações do Sr. ministro”, concluiu.

Entre as vendas, destacam-se ainda os carros movidos a fontes alternativas que dispararam. Segundo a ACAP, as vendas destes modelos representaram 9,4% das vendas no ano, com a Tesla a liderar nos elétricos após bater a Nissan.

ZAP //

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