Vendas de carros a gasolina batem as de diesel. Elétricos brilham

Quinze anos depois, as vendas de carros a gasolina ultrapassaram as vendas de veículos a diesel, escreve o Jornal de Negócios esta quarta-feira.

Desde março de 2004, o número de vendas de veículos a diesel era superior ao de veículos a gasolina. Agora, no primeiro semestre de 2019, ocorreu a primeira inversão na tendência de vendas, noticia o diário de economia.

Durante os primeiros seis meses do ano, as vendas de ligeiros de passageiros a gasolina atingiu as 65.797 unidades, uma subida de 20,99% face à primeira metade de 2018.

A quota dos veículos a gasolina nas vendas situou-se, assim, nos 51,2%. No final de junho do ano passado esse valor era de 40,4% e viria a descer para 39,3% no conjunto de 2018.

Por sua vez, o número de automóveis com motor diesel vendidos registou uma quebra de 29,3% na primeira metade deste ano, para 50.667 viaturas. A fatia de mercado do gasóleo encolheu de 53,3% no primeiro semestre do ano passado para 39,4% no final de junho deste ano, de acordo com o Negócios.

Em 2017, enquanto o diesel representava 61,1% das vendas, os automóveis a gasolina valiam apenas 34,2%. Já carros totalmente elétricos tinham um peso de 0,7%.

Em declarações ao diário, o secretário-geral da ACAP, Helder Pedro reconhece a perda de peso das vendas de carros a gasóleo a um ritmo mais rápido que o antecipado, mas descarta o “efeito Matos Fernandes” – o ministro do Ambiente veio afirmar que os carros a diesel vão perder todo o valor em quatro a cinco anos.

“Quem comprar um carro [de motor] diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”, afirmou o governante no início do ano.

Já o Grupo PSA – que detém a Peugeot, Citroën e a Opel –  assume uma postura oposta à da ACAP, considerando que as palavras de Matos Fernandes tiveram algum efeito.

“Este foi um período de alguma perturbação, indecisão e adiamento das compras por parte dos clientes, designadamente após as declarações que o Sr. ministro do Ambiente proferiu no início do ano”, disse fonte oficial. “Assistiu-se a uma descida muito abrupta do mix do diesel no primeiro trimestre, após as declarações do Sr. ministro”, concluiu.

Entre as vendas, destacam-se ainda os carros movidos a fontes alternativas que dispararam. Segundo a ACAP, as vendas destes modelos representaram 9,4% das vendas no ano, com a Tesla a liderar nos elétricos após bater a Nissan.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …