Vendas de carros a gasolina batem as de diesel. Elétricos brilham

Quinze anos depois, as vendas de carros a gasolina ultrapassaram as vendas de veículos a diesel, escreve o Jornal de Negócios esta quarta-feira.

Desde março de 2004, o número de vendas de veículos a diesel era superior ao de veículos a gasolina. Agora, no primeiro semestre de 2019, ocorreu a primeira inversão na tendência de vendas, noticia o diário de economia.

Durante os primeiros seis meses do ano, as vendas de ligeiros de passageiros a gasolina atingiu as 65.797 unidades, uma subida de 20,99% face à primeira metade de 2018.

A quota dos veículos a gasolina nas vendas situou-se, assim, nos 51,2%. No final de junho do ano passado esse valor era de 40,4% e viria a descer para 39,3% no conjunto de 2018.

Por sua vez, o número de automóveis com motor diesel vendidos registou uma quebra de 29,3% na primeira metade deste ano, para 50.667 viaturas. A fatia de mercado do gasóleo encolheu de 53,3% no primeiro semestre do ano passado para 39,4% no final de junho deste ano, de acordo com o Negócios.

Em 2017, enquanto o diesel representava 61,1% das vendas, os automóveis a gasolina valiam apenas 34,2%. Já carros totalmente elétricos tinham um peso de 0,7%.

Em declarações ao diário, o secretário-geral da ACAP, Helder Pedro reconhece a perda de peso das vendas de carros a gasóleo a um ritmo mais rápido que o antecipado, mas descarta o “efeito Matos Fernandes” – o ministro do Ambiente veio afirmar que os carros a diesel vão perder todo o valor em quatro a cinco anos.

“Quem comprar um carro [de motor] diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”, afirmou o governante no início do ano.

Já o Grupo PSA – que detém a Peugeot, Citroën e a Opel –  assume uma postura oposta à da ACAP, considerando que as palavras de Matos Fernandes tiveram algum efeito.

“Este foi um período de alguma perturbação, indecisão e adiamento das compras por parte dos clientes, designadamente após as declarações que o Sr. ministro do Ambiente proferiu no início do ano”, disse fonte oficial. “Assistiu-se a uma descida muito abrupta do mix do diesel no primeiro trimestre, após as declarações do Sr. ministro”, concluiu.

Entre as vendas, destacam-se ainda os carros movidos a fontes alternativas que dispararam. Segundo a ACAP, as vendas destes modelos representaram 9,4% das vendas no ano, com a Tesla a liderar nos elétricos após bater a Nissan.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tigre de um zoo de Nova Iorque testa positivo ao novo coronavírus

Um tigre do jardim zoológico do Bronx em Nova Iorque, nos Estados Unidos, testou positivo ao novo coronavírus, indicou no domingo a instituição. Em comunicado, o jardim zoológico detalha que o grande felino terá contraído o …

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …