“Vendam tudo”: banco RBS prevê ano trágico para a economia

Paulo Fehlauer / Flickr

-

Este ano de 2016 pode ser “cataclísmico” para os mercados financeiros e para as economias globais, segundo a previsão do Royal Bank of Scotland, um dos bancos de investimento mais conceituados do mundo.

A instituição prevê uma “espiral deflaccionista” e aconselha os investidores a “vender tudo”, com excepção de activos seguros, como as dívidas públicas de Estados Unidos e Alemanha.

Dados que constam de um relatório do Royal Bank of Scotland (RBS), citado pelo Observador, que considera que o cenário actual é muito semelhante ao que se verificou em 2008, antes da crise do Lehman Brothers.

“Vendam tudo excepto obrigações de elevada qualidade. O que está em causa é o retorno do capital e não de retorno sobre o capital. Numa sala cheia de gente, as portas de saída tornam-se apertadas”, salienta o relatório do RBS.

A análise do Banco prevê que o preço do petróleo pode cair para metade dos valores actuais e que as acções dos mercados bolsistas europeus e norte-americanos também podem descer entre 10% a 20%, refere a mesma publicação.

Esta é um crise no horizonte que o banco de investimento imputa à desaceleração da China.

“A China desencadeou uma correcção enorme e haverá um efeito de bola de neve. As acções e os mercados de dívida tornaram-se muito perigosos, e mal começámos ainda a sair da fase de conto de fadas [Goldilocks Love-in] que vivemos nos últimos dois anos”, salienta-se no mesmo relatório.

O RBS faz ainda críticas à Reserva Federal dos EUA, acusando-a de “brincar com o fogo” por subir as taxas de juro quando se aproxima “uma tempestade”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os mercados financeiros deviam mesmo cair de uma vez e nunca mais voltarem a existir, foram estes que levaram Países a cair, mercados de bolsa ou antes mercados de chulos que querem ganhar dinheiro sem nada fazerem, vão trabalhar a sério cambada de chulos, brincam com acções e papel comercial ficando cada vez mais ricos sem nada fazerem e nada produzirem para os seus devidos Países.
    Mas a tendência é mesmo essa e por causa destes abutres mais tarde ou mais cedo vai acabar por rebentar mais uma grande guerra.

  2. Abutres, cambada de chulos, é isso mesmo!
    Veja-se como eles se referem a, (leia-se), “conto de fadas [Goldilocks Love-in],” ao período que para nós é de crise…

    • Não é por acaso que um canadiano doutorado na conceituada Universidade de Harvard, (Peter Boone), é acusado de manipulação do mercado com vista a lucrar com a desvalorização dos títulos da dívida portuguesa, ver ZAP 30.10.2015.
      Afinal a divida portuguesa também terá feito parte do conto de fadas dos manipuladores dos mercados bolsistas.
      E ainda há quem não queira a reestruturação da nossa divida…
      São as fadas e duendes a querer continuar com o conto de fadas…

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …