Vem aí o livro de reclamações eletrónico

Kristof Van Landschoot / Flickr

-

O ministério da Economia quer lançar uma versão eletrónica do livro de reclamações, que recebeu mais de 222 mil queixas em 2013, ano em que os portugueses mais reclamaram, segundo o secretário Estado Leonardo Mathias.

Em conferência de imprensa, no âmbito do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, que se celebra este sábado, o governante explicou que o objetivo do livro de reclamações eletrónico é “a desmaterialização de alguns procedimentos”, adiantando que o projeto-piloto será desenvolvido em parceria com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

O secretário de Estado Adjunto e da Economia garantiu que o livro em papel vai continuar disponível para os consumidores, porque “nem toda a gente tem acesso à Internet”, realçando que o processo está a ser conduzido para que não represente um acréscimo de custos.

Portugueses nunca reclamaram tanto

Do total de reclamações apresentadas pelos consumidores portugueses no livro de reclamações em 2013, mais de metade (119.154) foram endereças à ASAE, que abrange as queixas efetuadas no comércio por grosso, retalho e restauração.

O setor das comunicações foi o segundo com mais queixas, tendo a ANACOM recebido mais de 61 mil reclamações relacionadas com problemas com contratos, equipamentos e avarias, seguida pelo Banco de Portugal (9.400 reclamações).

Em 2013, foram registadas um total de 222 434 queixas nos livros de reclamações, um acréscimo de quase 8% em relação ao ano anterior.

Das três entidades que lideram o top de reclamações, o número de reclamações face ao ano anterior apenas aumentou na área das comunicações.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …