//

Hoje é o dia mais longo do ano. O solstício de verão está prestes a chegar

Às 16h54 em ponto desta sexta-feira, 21 de junho, começa mais um verão no hemisfério norte – e mais um inverno no hemisfério sul. Será nesse momento exato que a Terra atinge a maior inclinação em relação ao Sol. É o solstício de verão.

Esta sexta-feira é também o dia mais longo do ano, com maior duração de luz solar – 14 horas, 53 minutos e 7 segundos no território nacional. São mais dois segundos em relação a quinta-feira, o dia anterior, mas é quanto basta para deter o recorde.

Já a partir de sábado, no entanto, os dias começam a diminuir em duração da luz solar (sábado já terá menos um segundo, domingo menos cinco), até atingirem um novo mínimo dentro de seis meses, no momento do solstício de inverno, em 21 de dezembro.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica que os solstícios são “pontos da eclíptica em que o Sol atinge as alturas (distância angular) máxima e mínima em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação solar atinge extremos: máxima no solstício de Verão (+23° 26′) e mínima no solstício de Inverno (-23° 26′)”.

Solstício tem origem na palavra latina solstitium, que descreve o facto de o Sol, nesse ponto, “travar o movimento diário de afastamento ao plano equatorial e “estacionar” ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu local”.

Em Stonehenge, na Inglaterra, o círculo de pedras gigantes, com cerca de seis mil anos, que se acredita ter sido um local de celebrações religiosas e um referente astronómico para os povos de então, este é um dia muito especial, em que milhares de pessoas se juntam para saudar o início do verão.

Neste dia, de acordo com o Diário de Notícias, o sol nasce duplamente alinhado com a pedra de Heel, que se ergue à entrada de Stonehenge, e com o seu altar. Nesta altura do ano, são milhares as pessoas que viajam para lá, para assistir a esse momento inicial do nascimento do dia alinhado com as pedras. Depois, a festa prolonga-se pelo dia fora, para culminar no momento exato do solstício, pelas 16h54.

Muitos do que ali comparecem para a festa do solstício de verão vestem-se de druidas, à maneira antiga, lembrando celebrações pagãs ligadas ao ciclo anual agrícola.

Em Portugal, segundo o IPMA, o verão vai começar com céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade no Norte e Centro pela manhã. O vento anuncia-se fraco a moderado e as temperaturas, para já, não se antecipam especialmente quentes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.