Vem aí uma chuva de meteoros no fim-de-semana

josemiguelmartinez / Flickr

-

Uma espetacular chuva de meteoros poderá ser observada durante o fim-de-semana em todo o mundo.

Conhecido como Delta Aquarídeas, o fenómeno ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto, mas está pronto para atingir o seu pico nos próximos dias, escreve a BBC.

Esta chuva de meteoros está relacionada com a passagem do cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986 por um astrónomo amador.

A lua minguante poderá tornar o fenómeno ainda mais especial, uma vez que com menos luz os meteoros ficam ainda mais visíveis.

Segundo os astrónomos, citados pela emissora britânica, poderão ser observados até vinte meteoros por hora.

As melhores horas para observar o Delta Aquáridas são entre a meia-noite e antes do amanhecer, por volta das duas ou três da manhã.

Quem estiver no hemisfério Norte, deve olhar para o sul, próximo da constelação de Aquário. Por sua vez, quem vive abaixo da linha do Equador, tem de olhar para norte e terá mais sorte porque os meteoros estarão mais visíveis.

Por outro lado, os habitantes do hemisfério Norte poderão ver com mais nitidez a Perseidas, uma outra chuva de meteoros ligada à passagem do cometa Swift-Tuttle, em meados de agosto.

Quem mora acima da linha do Equador poderá observá-la perto da constelação de Perseu, entre o nordeste e o norte. Já quem vive no hemisfério Sul, terá de olhar em direção ao norte do horizonte.

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa. Quando está perto do Sol e aquece, este corpo celeste perde alguns pedaços, deixando um rasto de pó.

“São esses detritos que se chocam com a atmosfera exterior da Terra a 150 km/h, fazendo com que se evaporem como meteoritos ou estrelas”, afirmam especialistas ouvidos pela BBC.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será talvez então o fim do mundo que estava anunciado por alguém para ontem (sexta-feira) e que teria ficado adiado, assim em tipo de fogo de artifício fica mais interessante e morrer por morrer mais vale que seja a rir.

  2. Permita-me a correção, os detritos não entram na atmosfera a 150kmh, só a Terra viaja no espaço a 29km/segundo (cerca de 104.000 km/hora), na verdade o que acontece é o impacto da Terra com a nuvem de poira cosmica deixada para tras pelo meteoro.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …