Vem aí uma chuva de meteoros no fim-de-semana

josemiguelmartinez / Flickr

-

Uma espetacular chuva de meteoros poderá ser observada durante o fim-de-semana em todo o mundo.

Conhecido como Delta Aquarídeas, o fenómeno ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto, mas está pronto para atingir o seu pico nos próximos dias, escreve a BBC.

Esta chuva de meteoros está relacionada com a passagem do cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986 por um astrónomo amador.

A lua minguante poderá tornar o fenómeno ainda mais especial, uma vez que com menos luz os meteoros ficam ainda mais visíveis.

Segundo os astrónomos, citados pela emissora britânica, poderão ser observados até vinte meteoros por hora.

As melhores horas para observar o Delta Aquáridas são entre a meia-noite e antes do amanhecer, por volta das duas ou três da manhã.

Quem estiver no hemisfério Norte, deve olhar para o sul, próximo da constelação de Aquário. Por sua vez, quem vive abaixo da linha do Equador, tem de olhar para norte e terá mais sorte porque os meteoros estarão mais visíveis.

Por outro lado, os habitantes do hemisfério Norte poderão ver com mais nitidez a Perseidas, uma outra chuva de meteoros ligada à passagem do cometa Swift-Tuttle, em meados de agosto.

Quem mora acima da linha do Equador poderá observá-la perto da constelação de Perseu, entre o nordeste e o norte. Já quem vive no hemisfério Sul, terá de olhar em direção ao norte do horizonte.

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa. Quando está perto do Sol e aquece, este corpo celeste perde alguns pedaços, deixando um rasto de pó.

“São esses detritos que se chocam com a atmosfera exterior da Terra a 150 km/h, fazendo com que se evaporem como meteoritos ou estrelas”, afirmam especialistas ouvidos pela BBC.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será talvez então o fim do mundo que estava anunciado por alguém para ontem (sexta-feira) e que teria ficado adiado, assim em tipo de fogo de artifício fica mais interessante e morrer por morrer mais vale que seja a rir.

  2. Permita-me a correção, os detritos não entram na atmosfera a 150kmh, só a Terra viaja no espaço a 29km/segundo (cerca de 104.000 km/hora), na verdade o que acontece é o impacto da Terra com a nuvem de poira cosmica deixada para tras pelo meteoro.

RESPONDER

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …