Vem aí uma chuva de meteoros no fim-de-semana

josemiguelmartinez / Flickr

-

Uma espetacular chuva de meteoros poderá ser observada durante o fim-de-semana em todo o mundo.

Conhecido como Delta Aquarídeas, o fenómeno ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto, mas está pronto para atingir o seu pico nos próximos dias, escreve a BBC.

Esta chuva de meteoros está relacionada com a passagem do cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986 por um astrónomo amador.

A lua minguante poderá tornar o fenómeno ainda mais especial, uma vez que com menos luz os meteoros ficam ainda mais visíveis.

Segundo os astrónomos, citados pela emissora britânica, poderão ser observados até vinte meteoros por hora.

As melhores horas para observar o Delta Aquáridas são entre a meia-noite e antes do amanhecer, por volta das duas ou três da manhã.

Quem estiver no hemisfério Norte, deve olhar para o sul, próximo da constelação de Aquário. Por sua vez, quem vive abaixo da linha do Equador, tem de olhar para norte e terá mais sorte porque os meteoros estarão mais visíveis.

Por outro lado, os habitantes do hemisfério Norte poderão ver com mais nitidez a Perseidas, uma outra chuva de meteoros ligada à passagem do cometa Swift-Tuttle, em meados de agosto.

Quem mora acima da linha do Equador poderá observá-la perto da constelação de Perseu, entre o nordeste e o norte. Já quem vive no hemisfério Sul, terá de olhar em direção ao norte do horizonte.

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa. Quando está perto do Sol e aquece, este corpo celeste perde alguns pedaços, deixando um rasto de pó.

“São esses detritos que se chocam com a atmosfera exterior da Terra a 150 km/h, fazendo com que se evaporem como meteoritos ou estrelas”, afirmam especialistas ouvidos pela BBC.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será talvez então o fim do mundo que estava anunciado por alguém para ontem (sexta-feira) e que teria ficado adiado, assim em tipo de fogo de artifício fica mais interessante e morrer por morrer mais vale que seja a rir.

  2. Permita-me a correção, os detritos não entram na atmosfera a 150kmh, só a Terra viaja no espaço a 29km/segundo (cerca de 104.000 km/hora), na verdade o que acontece é o impacto da Terra com a nuvem de poira cosmica deixada para tras pelo meteoro.

RESPONDER

Está a nascer um mosteiro de 6 milhões de euros em Bragança (e vai acolher monjas italianas)

A aldeia de Palaçoulo, em Miranda do Douro, Bragança, foi o local escolhido para a localização do futuro Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja. A obra orçada em seis milhões de euros constitui …

Crédito ao consumo atingiu recorde de 7,6 mil milhões em 2019

O montante dos novos créditos ao consumo aumentou 7,1% em dezembro do ano passado, face ao mesmo mês do ano anterior, para 667,954 milhões de euros. De acordo com o os dados divulgados pelo Banco de …

Hamas engana soldados israelitas com fotografias de mulheres

Dezenas de soldados israelitas foram alvo de um ataque informático do Hamas, que usou fotografias de mulheres para infetar os seus telemóveis. De acordo com a BBC, o tenente-coronel Jonathan Conricus afirmou que os soldados receberam …

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …