Vem aí uma chuva de meteoros no fim-de-semana

josemiguelmartinez / Flickr

-

Uma espetacular chuva de meteoros poderá ser observada durante o fim-de-semana em todo o mundo.

Conhecido como Delta Aquarídeas, o fenómeno ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto, mas está pronto para atingir o seu pico nos próximos dias, escreve a BBC.

Esta chuva de meteoros está relacionada com a passagem do cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986 por um astrónomo amador.

A lua minguante poderá tornar o fenómeno ainda mais especial, uma vez que com menos luz os meteoros ficam ainda mais visíveis.

Segundo os astrónomos, citados pela emissora britânica, poderão ser observados até vinte meteoros por hora.

As melhores horas para observar o Delta Aquáridas são entre a meia-noite e antes do amanhecer, por volta das duas ou três da manhã.

Quem estiver no hemisfério Norte, deve olhar para o sul, próximo da constelação de Aquário. Por sua vez, quem vive abaixo da linha do Equador, tem de olhar para norte e terá mais sorte porque os meteoros estarão mais visíveis.

Por outro lado, os habitantes do hemisfério Norte poderão ver com mais nitidez a Perseidas, uma outra chuva de meteoros ligada à passagem do cometa Swift-Tuttle, em meados de agosto.

Quem mora acima da linha do Equador poderá observá-la perto da constelação de Perseu, entre o nordeste e o norte. Já quem vive no hemisfério Sul, terá de olhar em direção ao norte do horizonte.

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa. Quando está perto do Sol e aquece, este corpo celeste perde alguns pedaços, deixando um rasto de pó.

“São esses detritos que se chocam com a atmosfera exterior da Terra a 150 km/h, fazendo com que se evaporem como meteoritos ou estrelas”, afirmam especialistas ouvidos pela BBC.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será talvez então o fim do mundo que estava anunciado por alguém para ontem (sexta-feira) e que teria ficado adiado, assim em tipo de fogo de artifício fica mais interessante e morrer por morrer mais vale que seja a rir.

  2. Permita-me a correção, os detritos não entram na atmosfera a 150kmh, só a Terra viaja no espaço a 29km/segundo (cerca de 104.000 km/hora), na verdade o que acontece é o impacto da Terra com a nuvem de poira cosmica deixada para tras pelo meteoro.

RESPONDER

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …