Vem aí uma chuva de meteoros no fim-de-semana

josemiguelmartinez / Flickr

-

Uma espetacular chuva de meteoros poderá ser observada durante o fim-de-semana em todo o mundo.

Conhecido como Delta Aquarídeas, o fenómeno ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto, mas está pronto para atingir o seu pico nos próximos dias, escreve a BBC.

Esta chuva de meteoros está relacionada com a passagem do cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986 por um astrónomo amador.

A lua minguante poderá tornar o fenómeno ainda mais especial, uma vez que com menos luz os meteoros ficam ainda mais visíveis.

Segundo os astrónomos, citados pela emissora britânica, poderão ser observados até vinte meteoros por hora.

As melhores horas para observar o Delta Aquáridas são entre a meia-noite e antes do amanhecer, por volta das duas ou três da manhã.

Quem estiver no hemisfério Norte, deve olhar para o sul, próximo da constelação de Aquário. Por sua vez, quem vive abaixo da linha do Equador, tem de olhar para norte e terá mais sorte porque os meteoros estarão mais visíveis.

Por outro lado, os habitantes do hemisfério Norte poderão ver com mais nitidez a Perseidas, uma outra chuva de meteoros ligada à passagem do cometa Swift-Tuttle, em meados de agosto.

Quem mora acima da linha do Equador poderá observá-la perto da constelação de Perseu, entre o nordeste e o norte. Já quem vive no hemisfério Sul, terá de olhar em direção ao norte do horizonte.

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa. Quando está perto do Sol e aquece, este corpo celeste perde alguns pedaços, deixando um rasto de pó.

“São esses detritos que se chocam com a atmosfera exterior da Terra a 150 km/h, fazendo com que se evaporem como meteoritos ou estrelas”, afirmam especialistas ouvidos pela BBC.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será talvez então o fim do mundo que estava anunciado por alguém para ontem (sexta-feira) e que teria ficado adiado, assim em tipo de fogo de artifício fica mais interessante e morrer por morrer mais vale que seja a rir.

  2. Permita-me a correção, os detritos não entram na atmosfera a 150kmh, só a Terra viaja no espaço a 29km/segundo (cerca de 104.000 km/hora), na verdade o que acontece é o impacto da Terra com a nuvem de poira cosmica deixada para tras pelo meteoro.

RESPONDER

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …