/

Vem aí o horário de verão: este domingo adiante o relógio 1 hora

LadyFarrah / Flickr

Prepare-se para acertar o relógio: os dias vão ficar maiores a partir deste domingo.

As boas notícias para quem gosta de aproveitar uma hora de sol no fim do dia chegaram. Este domingo, dia 25 (sábado para domingo) chega a hora de verão e deverá adiantar o seu relógio 60 minutos.

Em Portugal Continental e na Madeira, quando for 01h00 os relógios adiantam 60 minutos, para as 02h00. Nos Açores, a mudança da hora faz-se às 00h00, passando para a 01h00 do mesmo dia.

De acordo com a Renascença, as explicações relativas a esta mudança da hora remontam à I Guerra Mundial, época em que o consumo de energia foi direcionado para o esforço da guerra.

Assim, como a população começou a sentir dificuldades para garantir o aquecimento e a iluminação das habitações, e como era necessário poupar carvão e velas, os especialistas debruçaram-se nesta questão sobre a possibilidade de se mudar a hora por forma a conseguir mais luz natural e temperaturas mais elevadas.

Portugal continental está no fuso 0, logo a mudança para a hora de verão ocorre sempre às 01h00 da manhã do ultimo domingo de março. Da mesma forma, o fim da hora de verão ocorre sempre às 02h00 da manhã do último domingo de outubro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.