/

A velocidade da luz também pode ser lenta

Para nós, a velocidade da luz é tão rápida que parece instantânea. No entanto, torna-se demasiado lenta na imensidão do Universo.

Quando pensamos em velocidade da luz, é natural imaginarmos algo tão rápido que parece instantâneo. Contudo, o cientista planetário James O’Donoghue desconstruiu recentemente essa ideia, com uma nova animação recentemente divulgada.

No vídeo, o cientista revela o tempo que a luz demora a atingir Marte. Com a imagem focada apenas na Terra, é possível observar que o feixe desaparece em menos de um segundo. No entanto, os primeiros raios de luz demoram uns longos três minutos até chegar ao Planeta Vermelho.

À velocidade da luz, um pequeno fotão consegue viajar a 299.792 quilómetros por segundo no vácuo. Mas quanto tempo é necessário para a luz viajar da Terra até Marte? A animação criada pelo cientista demonstra que, para percorrer os 54,6 milhões de quilómetros entre a Terra e o Planeta Vermelho, são necessários cerca de três minutos.

Com esta animação fica claro que, mesmo que algo esteja a poucos anos-luz de distância, está mesmo muito distante.

Segundo o Futurity, este não é o primeiro vídeo feito por O’Donoghue com o objetivo de mostrar a velocidade da luz a viajar pelo Espaço.

No início do ano passado, o cientista divulgou três vídeos para revelar o motivo pelo qual demora tanto tempo para receber e enviar mensagens para rovers em Marte e, consequentemente, por que seria extremamente difícil comunicar com possíveis habitantes de exoplanetas distantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.