Casas e redes elétricas podem receber energia através dos carros elétricos. A chave está no carregamento bidirecional.
Os automóveis elétricos possuem baterias cada vez mais potentes que são carregadas a partir da rede de energia ou de sistemas solares nos telhados.
Mas quando o carro não está a ser utilizado, a bateria pode servir de armazenamento para as casas e para a rede de energia através de um processo de carregamento bidirecional que pode reduzir os custos de energia, começa por explicar a DW.
Mas como é que isto acontece?
Até há pouco tempo, a energia fluía num só sentido para as baterias dos veículos elétricos (VE) a partir da estação de carregamento. Isso mudou: agora, é possível a energia circular nos dois sentidos, ou seja, o veículo elétrico poder transferir energia para outros objetos.
Através dos carregadores bidirecionais, podem abastecer edifícios inteiros com eletricidade utilizando a tecnologia veículo-para-casa (V2H), ou alimentar a rede pública com eletricidade através da tecnologia veículo-para-rede (V2G).
Podem também, simplesmente, carregar as baterias dos automóveis. Ainda assim, os dispositivos bidirecionais só estão atualmente disponíveis em locais selecionados de estações de carregamento.
Mas não apenas é uma boa forma de economizar, como também não é um carregamento prejudicial ao veículo. “Se for feito corretamente, o carregamento e descarregamento controlados podem aumentar a vida útil da bateria em 5 a 10%“, diz Robert Kohrs, especialista em redes de energia inteligentes do Instituto Fraunhofer.
Com uma estação de carregamento bidirecional, a energia solar pode fluir do telhado de uma casa para a bateria do automóvel durante o dia e regressar ao edifício a partir do automóvel à noite. Isto significa que os residentes podem utilizar energia solar barata tanto de dia como de noite. O resultado? Poupança.
O potencial de poupança da utilização partilhada de baterias de automóveis na UE pode atingir 22 mil milhões de euros por ano, conclui um estudo recente encomendado pela organização ambiental Transport & Environment.
Em 2050, poderão existir 1,5 mil milhões de veículos elétricos em todo o mundo, afirmam os investigadores. Com uma média de 60 kWh de baterias por veículo, esta frota global poderia armazenar um total de 90 mil milhões de kWh de eletricidade.
e acordo com o estudo da Fraunhofer sobre a integração da energia dos VE, os proprietários de automóveis elétricos podem poupar entre 31 e 780 euros por ano se partilharem a energia da bateria com a sua própria casa ou com a rede elétrica.
O estudo Fraunhofer estimou que instalar postos de carregamento bidirecionais de forma ampla aumentaria os custos iniciais em cerca de 100 euros para as pequenas estações de carregamento (até 22 KW) e em cerca de 250 euros para uma estação de carregamento rápido.
No entanto, estes custos adicionais seriam compensados pelas poupanças efetuadas — em poucos meses de utilização.
Isto seria o caso se os paineis solares no telhado tivessem a capacidade de carregar as pilhas do carro em pleno, o que normalmente não é o caso.
E o facto de usar as pilhas do carro para fornecer a casa à noite também faz com que no próximo dia o carro tenha menor autonomia…
Faz muito mais sentido instalar baterias fixas e dedicadas em casa. Digo eu aqui com os meus botões.
Bom Ano.
Nada de novo ,
Já há muitos anos na minha casa de campo
Utilizo uma bateria do carro normal com inversor 220 v para dar corrente a casa e pequenos aparelhos . Utilizar lâmpadas 5/8 e led
A economia que tenho são 400 € ano .
Como utilizo a casa poucas vezes ao ano
Compensa muito .