Vaticano tentou abafar orgia homossexual com cocaína do capelão do Papa

@franciscus / Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram.

O escândalo só agora rebentou, mas há já cerca de dois meses, a polícia do Vaticano apanhou em flagrante um sacerdote de 50 anos, capelão do Papa e secretário de um dos seus mais próximos conselheiros, numa orgia homossexual – com muita cocaína à mistura.

A imprensa italiana começou a reportar o caso a semana passada, sem revelar nomes dos envolvidos, e só agora se sabe que no centro do escândalo está Monsenhor Luigi Capozzi, de 50 anos, capelão do Papa em 2007 e secretário do Cardeal Francesco Coccopalmerio, o líder do Conselho Pontifício do Vaticano para os Textos Legislativos e um dos mais próximos conselheiros de Francisco.

Papa Francisco “furioso”

Neste momento, não é sequer certo quando é que a polícia do Vaticano irrompeu pela orgia, apanhando o Monsenhor Capozzi em flagrante. Mas tudo terá acontecido há já dois meses, com o Vaticano a tentar abafar o caso.

Depois das acusações de abuso sexual de menores contra o Cardeal Pell, considerado o “número 3” do Vaticano, este novo escândalo é “mais uma pedra no sapato do Papa Francisco”, conforme refere o jornal italiano Il Fatto Quotidiano, um dos primeiros a reportar este novo caso.

Há fontes que apontam que a orgia terá sido ocultada do próprio Papa Francisco, até que ele se deparou com o assunto nos jornais. Francisco terá ficado “furioso” e pretenderá que o assunto seja tratado com a “máxima clareza”, refere o jornal Libero Quotidiano.

Queixas de barulho e de visitas constantes de “jovens”

Pelos média italianos correm os detalhes sobre o escândalo, reportando-se que a polícia do Vaticano irrompeu pela orgia dentro, apanhando cocaína e vários homens nus, entre os quais o Monsenhor Capozzi.

A orgia estaria a decorrer no apartamento habitado por Capozzi no chamado Palácio do Santo Ofício, onde vivem vários cardeais de topo e onde viveu o Papa Bento XVI, antes de ser designado. Naturalmente, tendo em conta o posicionamento na hierarquia do Vaticano, deveria ser o Cardeal Francesco Coccopalmerio a ocupar a habitação, mas o que é certo é que era o seu subordinado que vivia lá.

A intervenção da polícia do Vaticano surgiu depois de queixas dos restantes inquilinos, quase todos cardeais, devido ao barulho excessivo e ao “fluxo constante de jovens homens”, conforme relata o Il Fatto Quotidiano.

A imprensa italiana aponta ainda que o capelão do Papa tinha direito a um carro de luxo, com a placa da Santa Sé, que lhe permitia transportar a quantidade de drogas que desejasse sem que a polícia italiana o importunasse.

Aparentemente, a orgia estava tão apetrechada de droga que o Monsenhor Capozzi foi levado para fazer uma desintoxicação numa clínica, depois de ser apanhado em flagrante. Finalmente, terá ido para um “retiro espiritual”.

Neste momento, o seu paradeiro é incerto, mas já terá sido afastado do cargo de secretário do Cardeal Coccopalmerio, embora continue a surgir no site do Conselho Pontifício do Vaticano para os Textos Legislativos como fazendo parte da estrutura.

Comprometida ficou também a sua nomeação para bispo, que tinha sido proposta pelo seu superior hierárquico.

“É absurdo que o Cardeal Coccopalmerio não soubesse”

E mesmo que o Cardeal Coccopalmerio não tenha sido apanhado envolvido nesta orgia, há quem no Vaticano defenda que ele deve ser aposentado à força, em virtude do escândalo, segundo nota o Libero Quotidiano – até porque muitos consideram que é impossível que o Cardeal não soubesse das orgias do seu secretário.

“Dada a monitorização e os sussurros que ocorrem no Vaticano, é improvável até ao ponto do absurdo que o Cardeal Coccopalmerio não soubesse das actividades do Monsenhor Capozzi”, considera Michael Hichborn, presidente do Instituto Lepanto, organização baseada nos EUA que defende os princípios mais conservadores da Igreja Católica.

Michael Hichborn diz ainda que, “se considerarmos o documento de 300 páginas sobre o lobby homossexual entregue por Bento XVI, antes de resignar, há muitas probabilidades de que muitos dos que trabalham no Vaticano estivessem a par das actividades de Capozzi, e que tais actividades estejam também a acontecer com outros clérigos”.

Há quem lembre também que, numa entrevista em 2014, Coccopalmerio sublinhou que os sacerdotes devem realçar as “realidades positivas” das relações homossexuais.

Nos últimos tempos, Hichborn, que lidera o órgão que interpreta as Leis da Igreja, tem sido um dos fortes aliados do Papa Francisco no âmbito da política de abertura do Pontificado, nomeadamente no que concerne à permissão aos divorciados para se casarem novamente.

SV, ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Quem não consegue se abster para entregar a sua vida a Deus devia casar-se e ser diacono.
    Quem entra em orgias devia ser expulso.
    Qual mulher casada séria permite o seu marido ser infiel sem se divorciar?
    Não deveria a Igreja dos Santos, eunucos de Deus, permitir esses rebeldes se afastarem para assim poderem ir às casas especializadas saciarem os seus apetites, sem colocarem em causa a verdade da Instituição de Cristo?

  2. Tenho para mim que, ou o papa Francisco limpa o Vaticano e depois renuncia, podendo vir viver tranquilamente em Portugal – pessoalmente gostaria muito de o ter como amigo e com ele conversar – ou ir para a sua querida Argentina, porque, caso contrário, qualquer dia ainda o matam. O Vaticano sempre foi um covil de criminosos, de ladrões, de corruptos e viciosos que não conhecem nem aceitam qualquer limite – Afonso Henrique comprou o reconhecimento do reino de Portugal a ouro e onerou os seus descendentes a prebendas várias e subserviências ao papado agiota e delinquente que ia ocupando a cadeira de Pedro – e que, em nome de Deus e de Cristo, ludibriam os crentes. Uma Igreja assim não é igreja, é bordel, casa de usura, botequim de vício. Na minha “lapónia”, costuma lá vir um “padre”, na casa dos 40 anos, que engrola uma missa aos domingos em pouco mais de um quarto de hora, normalmente para velhinhos de rosto triste e olhar esgazeado, a quem diz que não deixem moedas porque não dão sequer para sapatos, e enterra com água que ele diz benta os que vão “pateando”, cobrando o respectivo serviço.
    Mas o magno tem com certeza de onde lhe vêm recursos mais substantivos, porque não se coíbe de um estilo de vida luxuoso, descontraído e prazenteiro. Não raro, pelo final da tarde, costuma aperaltar-se e, no seu carro, vai jantar a locais bem frequentados. Há duas semanas atrás, por mero acaso, foi encontrado num conhecido restaurante do Porto acompanhado de uma bem apetrechada moça, que ostentava uns seios fartos, visíveis através de um decote extraordinariamente baixo, e uma perna bem torneada que uma escandalosa mini-saia deixava ver quase até à virilha. Depois, também por mero acaso, por volta das duas da manhã, foi encontrado num casino da região. E terá terminado a sua noite com um orgasmo de luxo. Dizem as que se colocam voluntariamente em fila de espera que ele também tem direito, que é homem como os outros, que é um pão, etc.
    Mas o que releva aqui não são episódios como este nem aqueles actos, bem esclarecedores que chegam do Vaticano. O que releva aqui, é realçar que o cristianismo, na sua versão católica, terá de ser totalmente refundado. Já ninguém acredita na actual Igreja e cada vez se foge mais dela. Refundar o catolicismo significa, entre muitas outras coisas, substituir as hierarquias papais por hierarquias planas, transparentes e imediatamente visíveis aos olhos de todos. Os chamados discípulos de Cristo não eram mais do que isso, eram os irmãos de fé que partilhavam sem subalternidade. E o próprio Cristo, no sermão da montanha, metaforicamente, disse que o próprio Deus falava directamente no coração de cada um. Bastava escutá-lo para nos salvarmos sem intermediários, sem tutores que se arrogam o direito de estabelecer a relação Deus-homem . Quem desconhece as celebres palavras: «batei e a porta se abrirá; buscai e achareis; pedi e ser-vos-á dado»? E elas não quererão dizer: «ides vós ao encontro do Senhor»?
    Pobre Francisco que tens de assistir à mais ominosa das decadências, tu que tens um coração puríssimo!

    • “…acompanhado de uma bem apetrechada moça, que ostentava uns seios fartos, visíveis através de um decote extraordinariamente baixo, e uma perna bem torneada que uma escandalosa mini-saia deixava ver quase até à virilha…”

      Ora bem… temos aqui três linhas que poderiam muito bem ser substituídas por uma única palavra:
      “…acompanhado de uma
      – Toira
      – Profissional
      – Grossa

      E por aí fora. Poupem nas palavras! Os tempos são de poupança.

    • Simplesmente divinal.
      Fez-me recordar escritos do nosso querido Eça.
      Arrisco-me a alvitrar, que o texto do “Pecador”…quase daria um prefácio para o “Crime do Padre Amaro”.

  3. Logo a começar pelas leis como a do celibato que são uma aberração tudo isto incentiva ao desvio, depois têm a má vantagem de se sentirem protegidos dentro do mundo fechado da igreja e por fim não têm medo do inferno porque simplesmente este não existe, depois da morte ponto final!.

  4. Em boa verdade, o texto do Pecador, como refere Espiritualista, é um bom texto, um texto quase encíclico, que merecia outro destaque que não o de figurar num simples comentário. É um texto de quem conhece a organização católica, na sua história e nos seus meandros. Terá sido padre?

    • Adorei a versão do Pecador e peço desculpa mas até me fez rir. Uma coisa é certa o. Papa Francisco está a fazer o que nenhum fez, e é mais que evidente que os mafiosos e delinquentes não estão interessados. Tenho muita pena e tenho a certeza que tudo porque tem passado e está a passar lhe traz muito sofrimento. Quem gostaria de se encontrar no lugar dele? E ser capaz de fazer o que ele já fez. Críticas sempre existiram e não deixarão de existir mas por vezes quem as faz devia olhar para dentro de si. Sempre achei que os padres deviam casar e não andar a fazer sobrinhos em ceara alheia. Só conheci um Padre que me deixou de tal maneira maravilhada e ao mesmo tempo colada ao chão. Já partiu certamente . Teria os meus 18 anos, estudava e trabalhava como. Caixa numa das maiores casas de loiças que existia em Évora, já lá vão muitos anos, ( chamava-se: Sequeiras & Feio lda.) só posso dizer bem pois a educação e reconhecimento nunca faltaram.O elogio por ter vendido algo quando não estavam e tê-lo feito bem.Recordo-o sim, isto no tempo do ditador SALAZAR, mas voltando ao que estava a mencionar, entrou um Sr. Padre, comprou um serviço de jantar e diz, envie por favor a casa de meu filho x, rua de Aviz etc, Não nomeio o nome mas quanta vontade não teria de o fazer. Isto ainda hoje guardo na memória como algo de uma grandeza extraordinária .Creio que em Évora se sabia mas uma confirmação em público, foi demais para a minha idade . Creio num espiritualismo e aceito as diversas. Religiões sem fanatismo e é bom que não nos esqueçamos dos crimes que a Igreja cometeu. Que DEUS proteja o Papa Francisco.

  5. A prova provada de que à igreja já ninguém liga meia é a escassez de comentários ao que aqui foi dito pelo Pecador. É uma pena sobretudo para quem, como eu, ainda hoje assistiu a um patusco casamento numa digna basílica em que, a dada altura, até uma espécie de fado foi cantado e havia drones a sobrevoar o espaço em filmagens absurdas de tudo e todos mas principalmente da pategada que acompanhava a cerimónia em que a noiva parecia estar numa festa de Carnaval e o noivo com ar de esgrouviado. Será que o sacerdote que presidiu não se apercebeu que não estava perante verdadeiros crentes e que o sacramento que outorgou não passava de uma palhaçada, urdida pelos noivos e respectivos familiares só para votarem figura… sim porque ao casar tudo ou todos são ricos!

  6. Sim o texto do Pecador é fantástico e infelizmente para os católicos é a triste realidade que se vai passando na igreja.
    Mas:
    Não foi isto que Cristo nos ensinou, e pregou, neste caso a santa igreja, que de santa já pouco tem, devia banir esta gente sem escrúpulos e ainda mais pecadora que os pecadores que não exercem o Cristianismo.
    Como é possível esta gente fazer estas poucas vergonhas, aos olhos de Deus ???
    Ou será que eles próprios não acreditam Nele.
    Como diz o Pecador, coitado do Francisco que está metido no meio desta pouca vergonha toda.
    Tem que haver na Igreja um saneamento total destas poucas vergonhas, que em nada abonam o nome de Deus.

  7. se até os bixinhos gostam, porque razão é que estes tambem não hão de gostar? o mundo é assim….há coisas bem piores.

  8. ò Luisa o seu a seu galho.
    Se gostam de poucas vergonhas, têm de escolher outra profissão, não a doutrina de Deus, que não foi isto que Ele nos ensinou.
    Ensinou amar os outros, mas não na pouca vergonha e nesta decência vergonhosa, esta gente não pode viver sobre os desígnios de Deus.
    Ou acha correto ????

    • Eu acho que deveriam puder casar . Escusavam de fazer orgias só com homens , já que não existem cardeais e padres do sexo feminino. Só porque resolveram ser padres não deixaram de ser homens . O casamento deveria ser sim uma opção para todos eles . Acordem

      • Neste caso, casamentos gay…
        Volta e meia eram apanhados pela policia do vaticano a cometer adulterio em orgias gay. O que mudaria aqui? Na pratica nada…

  9. Espero que a polémica seja só por causa da posse e consumo de drogas. Quanto ao resto, assumindo que os “rapazes” não estavam lá obrigados, não vejo mais nenhum crime. Se estavam a fazer o que gostam e não estavam a prejudicar ninguém, é deixa-los fazer comboinhos à vontade! Afinal, parece-me que estavam no seu meu momento de lazer… Só ficaria frustrado com isto, se tivessem comprado a droga e eventualmente prostitutos, com o dinheiro das minhas esmolas das obradas.

RESPONDER

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …