/

Vaticano investiga caso de relações sexuais entre menores em pré-seminário

1

O Vaticano anunciou ter aberto uma investigação sobre alegadas relações sexuais mantidas entre menores no pré-seminário São Pío X, na Santa Sé, que acolhe  possíveis novos seminaristas.

Em comunicado, o Vaticano adianta que “tendo em consideração os novos elementos surgidos recentemente, está em curso uma nova investigação para que se lance toda a luz sobre o que realmente aconteceu”.

O comunicado acrescenta que “como consequência de algumas denúncias, anónimas e não anónimas, desde 2013 foram efectuadas investigações em várias ocasiões“.

“Os factos denunciados, que datavam de anos anteriores e nos quais estariam envolvidos alunos entre si, alguns dos quais já não estavam presentes no instituto no momento das investigações, não encontraram uma confirmação adequada“, completa a nota.

O jornalista italiano Gianluigi Nuzzi apresentou no início deste mês um livro, intitulado “Peccato originale” (“Pecado Original”), no qual divulga o relato de um jovem polaco, Kamil Tadeusz Jarzembowski, sobre supostos abusos cometidos nessa instituição.

No livro, Jarzembowski relata “abusos no seu quarto a outro seminarista, mais de 140 vezes, dos quais era testemunha ocular, por parte de um pupilo do reitor que era maior que ele e que depois se tornou sacerdote”.

Esses factos teriam acontecido entre 2013 e 2014.

// EFE

1 Comment

  1. O Vaticano “investiga”?!
    Hahahaaa….
    Quero ver o resultado dessa “investigação”!!
    Normalmente a politica do é “Vaticano oculta e dificulta as investigações”!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.