Há uma vasta parte do oceano que está a ficar cada vez mais fria

Nas profundezas do Oceano Pacífico, onde a água é fria, as temperaturas continuam a cair – e é tudo por causa de um período de resfriamento significativo que começou no século XVI.

Embora as temperaturas da superfície do oceano estejam a subir, parece que a mensagem não chegou até as águas no fundo do Pacífico. Esta parte do oceano está atrasada ​​alguns séculos em relação aos padrões de temperatura.

“O clima varia em todas as escalas de tempo”, disse Peter Huybers, da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson, de Harvard. “Alguns padrões regionais de aquecimento e resfriamento, como a Pequena Idade do Gelo e o Período Quente Medieval, são bem conhecidos. O nosso objetivo era desenvolver um modelo de como as propriedades interiores do oceano respondem às mudanças no clima da superfície.”

A Pequena Idade do Gelo, como é conhecida, é um período de vários séculos de resfriamento que aconteceu entre 1550 e 1850, após o Período Quente Medieval.

No entanto, apesar do nome, não era na verdade uma era glacial, já que parece ter ocorrido regionalmente, em vez de globalmente. Mas as regiões afetadas eram grandes e numerosas e incluíam o oceano.

De acordo com o estudo, publicado a 4 de janeiro na revista Science, a circulação do Oceano Pacífico demora muito tempo. Quando a água desce é isolada da atmosfera por um período estimado de oito a 14 séculos. Isto significa que as águas que estavam na superfície durante a Pequena Idade do Gelo ainda podem estar nas profundezas do Pacífico, descendo atrás das águas mais quentes do Período Quente Medieval.

“Estas águas são tão antigas e não estão perto da superfície há tanto tempo, que ainda ‘lembram’ o que estava a acontecer há centenas de anos quando a Europa experimentou alguns dos seus invernos mais frios da história”, disse o físico oceanógrafo Jake Gebbie.

A equipa usou dados e modelagem por computador para determinar a profunda circulação do Pacífico desde a década de 1870. Durante a década de 1990, a Experiência de Circulação do Oceano Mundial fez uma série de leituras da temperatura do Pacífico até a profundidade de 2 quilómetros.

Entre 1872 e 1876, cientistas mergulharam repetidamente um termómetro nos oceanos do mundo para fazer mais de cinco mil leituras de temperatura, também em profundidades de cerca de 2 quilómetros.

Gebbie e Huybers descobriram uma tendência de aquecimento mais próxima da superfície – mas a profundidades entre 1,8 e 2,6 quilómetros, o oceano resfriou. Não por uma grande quantidade – apenas entre 0,02 e 0,08ºC- mas em comparação com as tendências de aquecimento global na superfície, é um resultado intrigante.

Isto tem implicações em como o planeta está a aquecer hoje, mostrando que mudanças climáticas anteriores na superfície ainda podem estar a afetar a taxa de mudança climática.

Isso porque estimativas anteriores de quanto calor foi absorvido pela Terra no século XX são baseadas num oceano em equilíbrio no início da Revolução Industrial. Mas esta descoberta indica que a Terra poderia ter absorvido até 30% menos calor do que estas estimativas anteriores.

“Parte do calor necessário para colocar o oceano em equilíbrio com uma atmosfera com mais gases-estufa aparentemente já está presente no Pacífico profundo”, disse Huybers. “Estas descobertas aumentam o ímpeto de entender as causas do Período Quente Medieval e da Pequena Idade do Gelo como uma maneira de entender melhor as tendências modernas de aquecimento”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Qual aquecimento global? Desde 1998 a temperatura está a descer, e em 2017 a Europa teve o inverno mais frio em 100 anos.
    Caso o desgelo e toda a propaganda fossem verdade, já teríamos cidades debaixo de água. Tudo propaganda falsa para justificar os impostos de carbono e restrições à liberdade

RESPONDER

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …