Criaram um “vaso sanguíneo vivo”. Cientistas conseguem grande avanço

Foi a primeira vez que cientistas conseguiram criar vasos muito semelhantes aos vasos sanguíneos naturais.

Poderá ser um grande avanço na Ciência, com “grandes implicações”, como anuncia o portal SciTechDaily.

Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar vasos sanguíneos que, mesmo sendo artificiais, são muito parecidos com a complicada estrutura dos vasos sanguíneos naturais.

O estudo internacional foi liderado pela Universidade de Sydney, na Austrália, mostra que foi criada uma tecnologia que permite a produção de materiais que funcionam como a estrutura dos vasos sanguíneos vivos – com prováveis implicações importantes para o futuro da cirurgia.

Os vasos sanguíneos artificiais foram transplantados para ratos. O corpo dos animais aceitou e cada rato começou a desenvolver novas células e tecidos, nos locais correctos, criando assim um “vaso sanguíneo vivo”.

O professor Anthony Weiss, autor principal do estudo, assegura que esta foi a primeira vez em que os cientistas criaram e observaram vasos sanguíneros artificiais tão próximos com os naturais.

“A natureza transforma um tubo fabricado ao longo do tempo num que se parece, que se comporta e que funciona como um vaso sanguíneo real”, explicou.

Assim, este avanço tecnológico inova: não só na fabricação de vasos sanguíneos úteis em cirurgias, como também é uma preparação para a criação de outros tecidos sintéticos, como válvulas cardíacas.

Num exemplo prático: as crianças que precisem de vaso sanguíneo artificial vão ter esse vaso – mas que só funciona bem durante algum tempo e depois a criança precisa de ser operada mais vezes, com o passar dos anos. Este novo vaso sanguínero promete continuar a crescer e a desenvolver-se ao longo do tempo.

Além disso, o processo de criação destes vasos é rápido e bem definido, comparado com os processos já existentes. São fabricados apenas com dois materiais naturais que são bem tolerados pelo corpo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.