Varoufakis vai lançar novo partido de esquerda

EU Council Eurozone / Flickr

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ex-ministro grego deverá avançar com um novo partido de esquerda pan-europeu, segundo noticia a imprensa alemã esta segunda-feira.

A notícia foi dada esta segunda-feira pelo jornal Neues Deutschland, citado pela agência Lusa, dizendo que Yanis Varoufakis vai lançar, a 9 de fevereiro, um novo partido de esquerda pan-europeu.

De acordo com o jornal alemão, o ex-ministro das Finanças grego vai apresentar o partido DiEM25 – Democracy in Europe Movement 2025 – no Volksbühne, um teatro em Berlim conhecido por ser vanguardista.

O novo projeto político deverá definir-se como uma “nova democratização da Europa” e que procura deter a atual fragmentação da esquerda.

O antigo ministro assumiu a pasta das Finanças do primeiro Governo de Alexis Tsipras, tendo sido a figura mais controversa por contestar as medidas de austeridade defendidas pela União Europeia.

O ex-ministro acabou por se demitir, em julho do ano passado, quando o primeiro-ministro se comprometeu a respeitar os termos negociados com a troika.

Varoufakis esteve o ano passado no nosso país, a convite da Universidade de Coimbra para uma palestra.

Na altura, o ex-ministro das Finanças grego deu uma entrevista ao jornal Público na qual afirmou que “Portugal está tão falido como a Grécia”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.