Varoufakis vai lançar novo partido de esquerda

EU Council Eurozone / Flickr

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ex-ministro grego deverá avançar com um novo partido de esquerda pan-europeu, segundo noticia a imprensa alemã esta segunda-feira.

A notícia foi dada esta segunda-feira pelo jornal Neues Deutschland, citado pela agência Lusa, dizendo que Yanis Varoufakis vai lançar, a 9 de fevereiro, um novo partido de esquerda pan-europeu.

De acordo com o jornal alemão, o ex-ministro das Finanças grego vai apresentar o partido DiEM25 – Democracy in Europe Movement 2025 – no Volksbühne, um teatro em Berlim conhecido por ser vanguardista.

O novo projeto político deverá definir-se como uma “nova democratização da Europa” e que procura deter a atual fragmentação da esquerda.

O antigo ministro assumiu a pasta das Finanças do primeiro Governo de Alexis Tsipras, tendo sido a figura mais controversa por contestar as medidas de austeridade defendidas pela União Europeia.

O ex-ministro acabou por se demitir, em julho do ano passado, quando o primeiro-ministro se comprometeu a respeitar os termos negociados com a troika.

Varoufakis esteve o ano passado no nosso país, a convite da Universidade de Coimbra para uma palestra.

Na altura, o ex-ministro das Finanças grego deu uma entrevista ao jornal Público na qual afirmou que “Portugal está tão falido como a Grécia”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …