Varoufakis pede aos credores que se ponham de acordo

Alexandros Vlachos / EPA

Yanis Varoufakis fala com manifestantes durante as comemorações do 1º de Maio em Atenas, Grécia

Yanis Varoufakis fala com manifestantes durante as comemorações do 1º de Maio em Atenas, Grécia

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, pediu esta terça-feira aos credores do país para se concertarem, dado que se isso não acontecer o país não pode fazer pagamentos de dívida durante muito mais tempo.

“Desde há quatro meses temos cumprido as nossas obrigações em relação aos credores prejudicando a economia, não podemos fazer isso indefinidamente e os nossos credores sabem”, disse o ministro na CNN.

“Começa a ser tempo de se porem de acordo e percorrerem um quarto do caminho, dado que já percorremos três quartos”, acrescentou.

Ao contrário do ministro do Interior, Nikos Voutsis, que afirmou no domingo que não há dinheiro para pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em junho, Varoufakis deixou alguma incerteza quanto à data em que o país deixa de poder cumprir as suas obrigações.

“Sou um otimista por natureza e, por isso, digo que vamos fazer esse pagamento em junho porque teremos um acordo até lá“, referiu.

Questionado sobre se o pagamento de junho depende de um acordo, Varoufakis respondeu de forma evasiva: “É preciso chegar a um acordo, todos sabem que o Estado grego não pode continuar a fazer grandes pagamentos ao FMI sem um acordo é uma questão de bom-senso”.

Atenas terá de fazer pagamentos ao FMI ao longo do mês de junho no valor de 1,6 mil milhões de euros, o primeiro dos quais, de 300 milhões de euros, no dia 5.

A Grécia, que tem problemas de liquidez e corre risco de incumprimento, está há meses a negociar com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) para que seja desbloqueada uma tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

O jornal grego Ta Nea indica hoje que o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e o secretário norte-americano do tesouro, Jack Lew, falaram ao telefone na sexta-feira sobre a possibilidade de uma intervenção dos Estados Unidos junto do FMI para ajudar a impulsionar as negociações.

Numa altura em que as negociações técnicas recomeçaram hoje em Bruxelas, o dossiê grego poderá estar na agenda da reunião de ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G-7 que decorre na quinta e sexta-feira na Alemanha.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O filho gastava acima do que produzia… Ele era o tm, carros, t-cincos em condomínio fechado, noitadas, restaurantes de enganar o bolso, era teso, e dava aos amigos, raramente trabalhava e usava o “cartão gold” afiançado pelo pai. Até que:
    1- M/ qrdo filho, a vida está complicada, vou suprimir o cartão e a mesada. Passas a viver do que produzires. Sugiro que acabes com o desperdício, desde logo deixas de frequentar certos sítios de consumo, vende o carro e compra um de 1000cc, vende a casa e compra um t2 e o remanescente apurado deve ser para amortizar a dívida acumulada qdo tinhas liberdade e não eras controlado!
    2- Admito adiantar o pagamento da totalidade da tua dívida e só volto a repor 20% da mesada que tinhas até “descarrilares” por cada 500€ que amortizares à dívida e dou-te 5 anos para o fazeres.

    O filho responde: “Tu e a mãe que se entendam”!
    Nota:
    O “cartão gold” era o povo grego
    O pai era o “Credores”
    O filho o Varoufakis da Grécia, vulgo bloco de esqª

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …