Varoufakis pede aos credores que se ponham de acordo

Alexandros Vlachos / EPA

Yanis Varoufakis fala com manifestantes durante as comemorações do 1º de Maio em Atenas, Grécia

Yanis Varoufakis fala com manifestantes durante as comemorações do 1º de Maio em Atenas, Grécia

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, pediu esta terça-feira aos credores do país para se concertarem, dado que se isso não acontecer o país não pode fazer pagamentos de dívida durante muito mais tempo.

“Desde há quatro meses temos cumprido as nossas obrigações em relação aos credores prejudicando a economia, não podemos fazer isso indefinidamente e os nossos credores sabem”, disse o ministro na CNN.

“Começa a ser tempo de se porem de acordo e percorrerem um quarto do caminho, dado que já percorremos três quartos”, acrescentou.

Ao contrário do ministro do Interior, Nikos Voutsis, que afirmou no domingo que não há dinheiro para pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em junho, Varoufakis deixou alguma incerteza quanto à data em que o país deixa de poder cumprir as suas obrigações.

“Sou um otimista por natureza e, por isso, digo que vamos fazer esse pagamento em junho porque teremos um acordo até lá“, referiu.

Questionado sobre se o pagamento de junho depende de um acordo, Varoufakis respondeu de forma evasiva: “É preciso chegar a um acordo, todos sabem que o Estado grego não pode continuar a fazer grandes pagamentos ao FMI sem um acordo é uma questão de bom-senso”.

Atenas terá de fazer pagamentos ao FMI ao longo do mês de junho no valor de 1,6 mil milhões de euros, o primeiro dos quais, de 300 milhões de euros, no dia 5.

A Grécia, que tem problemas de liquidez e corre risco de incumprimento, está há meses a negociar com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) para que seja desbloqueada uma tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

O jornal grego Ta Nea indica hoje que o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e o secretário norte-americano do tesouro, Jack Lew, falaram ao telefone na sexta-feira sobre a possibilidade de uma intervenção dos Estados Unidos junto do FMI para ajudar a impulsionar as negociações.

Numa altura em que as negociações técnicas recomeçaram hoje em Bruxelas, o dossiê grego poderá estar na agenda da reunião de ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G-7 que decorre na quinta e sexta-feira na Alemanha.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O filho gastava acima do que produzia… Ele era o tm, carros, t-cincos em condomínio fechado, noitadas, restaurantes de enganar o bolso, era teso, e dava aos amigos, raramente trabalhava e usava o “cartão gold” afiançado pelo pai. Até que:
    1- M/ qrdo filho, a vida está complicada, vou suprimir o cartão e a mesada. Passas a viver do que produzires. Sugiro que acabes com o desperdício, desde logo deixas de frequentar certos sítios de consumo, vende o carro e compra um de 1000cc, vende a casa e compra um t2 e o remanescente apurado deve ser para amortizar a dívida acumulada qdo tinhas liberdade e não eras controlado!
    2- Admito adiantar o pagamento da totalidade da tua dívida e só volto a repor 20% da mesada que tinhas até “descarrilares” por cada 500€ que amortizares à dívida e dou-te 5 anos para o fazeres.

    O filho responde: “Tu e a mãe que se entendam”!
    Nota:
    O “cartão gold” era o povo grego
    O pai era o “Credores”
    O filho o Varoufakis da Grécia, vulgo bloco de esqª

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …