Últimas 24 horas marcadas por vários incidentes na aviação comercial

Vários incidentes marcaram o setor da aviação comercial nas últimas 24 horas, tendo o mais recente envolvido um avião da britânica Virgin Atlantic, que foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência, esta segunda-feira, no aeroporto londrino de Gatwick.

O avião da Virgin Atlantic, com 462 pessoas a bordo e que tinha como destino a cidade norte-americana de Las Vegas, fez com sucesso uma aterragem de emergência no aeroporto de Gatwick, depois de detetada uma falha no trem de aterragem.

O aparelho, um Boeing 747, esteve durante uma hora a dar voltas sobre as imediações do aeroporto londrino para queimar combustível, ao mesmo tempo que em terra estavam a ser tomadas as medidas de segurança necessárias.

O avião, que tinha descolado de Gatwick, teve de regressar “por precaução”, confirmaram responsáveis da companhia aérea.

Outro caso envolveu um avião da companhia Air Canada que assegurava a ligação entre Calgary-Londres. O aparelho teve de aterrar em Toronto por causa de um odor conotado com um problema elétrico.

O incidente ocorreu na noite de domingo para segunda-feira.

“Por medida de precaução, e por causa de um ligeiro odor elétrico, o comandante do voo AC850 decidiu aterrar em Toronto para mudar de aparelho antes de iniciar a travessia do Atlântico”, explicou hoje o diretor de relações públicas da Air Canada, John Reber, sem avançar mais pormenores sobre o eventual problema.

A bordo do Boeing 767 da Air Canada estavam 201 passageiros. O aparelho aterrou normalmente em Toronto e os passageiros foram transferidos para outro aparelho com destino a Londres (aeroporto de Heathrow).

Este caso aconteceu algumas horas depois de dois aviões da companhia regional canadiana Porter Airlines terem sido forçados a aterrar de emergência, no domingo, devido ao aparecimento de fumo na cabine dos dois aparelhos.

Estes incidentes são divulgados numa altura em que prosseguem as buscas para encontrar o Airbus 320-200 da companhia de baixo custo AirAsia que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo.

O aparelho, que fazia a rota entre a cidade de Surabaya, na ilha indonésia de Java, e Singapura desapareceu em pleno voo, depois de o piloto ter pedido para mudar de rota devido às más condições meteorológicas registadas naquela zona.

O piloto pediu para desviar o plano de voo, mas passados cerca de 40 minutos o contacto foi perdido, segundo a companhia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Universidade de Coimbra elimina carne de vaca das cantinas

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou esta terça-feira o reitor, Amílcar Falcão. Este será o primeiro passo para, até …

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …