Últimas 24 horas marcadas por vários incidentes na aviação comercial

Vários incidentes marcaram o setor da aviação comercial nas últimas 24 horas, tendo o mais recente envolvido um avião da britânica Virgin Atlantic, que foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência, esta segunda-feira, no aeroporto londrino de Gatwick.

O avião da Virgin Atlantic, com 462 pessoas a bordo e que tinha como destino a cidade norte-americana de Las Vegas, fez com sucesso uma aterragem de emergência no aeroporto de Gatwick, depois de detetada uma falha no trem de aterragem.

O aparelho, um Boeing 747, esteve durante uma hora a dar voltas sobre as imediações do aeroporto londrino para queimar combustível, ao mesmo tempo que em terra estavam a ser tomadas as medidas de segurança necessárias.

O avião, que tinha descolado de Gatwick, teve de regressar “por precaução”, confirmaram responsáveis da companhia aérea.

Outro caso envolveu um avião da companhia Air Canada que assegurava a ligação entre Calgary-Londres. O aparelho teve de aterrar em Toronto por causa de um odor conotado com um problema elétrico.

O incidente ocorreu na noite de domingo para segunda-feira.

“Por medida de precaução, e por causa de um ligeiro odor elétrico, o comandante do voo AC850 decidiu aterrar em Toronto para mudar de aparelho antes de iniciar a travessia do Atlântico”, explicou hoje o diretor de relações públicas da Air Canada, John Reber, sem avançar mais pormenores sobre o eventual problema.

A bordo do Boeing 767 da Air Canada estavam 201 passageiros. O aparelho aterrou normalmente em Toronto e os passageiros foram transferidos para outro aparelho com destino a Londres (aeroporto de Heathrow).

Este caso aconteceu algumas horas depois de dois aviões da companhia regional canadiana Porter Airlines terem sido forçados a aterrar de emergência, no domingo, devido ao aparecimento de fumo na cabine dos dois aparelhos.

Estes incidentes são divulgados numa altura em que prosseguem as buscas para encontrar o Airbus 320-200 da companhia de baixo custo AirAsia que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo.

O aparelho, que fazia a rota entre a cidade de Surabaya, na ilha indonésia de Java, e Singapura desapareceu em pleno voo, depois de o piloto ter pedido para mudar de rota devido às más condições meteorológicas registadas naquela zona.

O piloto pediu para desviar o plano de voo, mas passados cerca de 40 minutos o contacto foi perdido, segundo a companhia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.