Últimas 24 horas marcadas por vários incidentes na aviação comercial

Vários incidentes marcaram o setor da aviação comercial nas últimas 24 horas, tendo o mais recente envolvido um avião da britânica Virgin Atlantic, que foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência, esta segunda-feira, no aeroporto londrino de Gatwick.

O avião da Virgin Atlantic, com 462 pessoas a bordo e que tinha como destino a cidade norte-americana de Las Vegas, fez com sucesso uma aterragem de emergência no aeroporto de Gatwick, depois de detetada uma falha no trem de aterragem.

O aparelho, um Boeing 747, esteve durante uma hora a dar voltas sobre as imediações do aeroporto londrino para queimar combustível, ao mesmo tempo que em terra estavam a ser tomadas as medidas de segurança necessárias.

O avião, que tinha descolado de Gatwick, teve de regressar “por precaução”, confirmaram responsáveis da companhia aérea.

Outro caso envolveu um avião da companhia Air Canada que assegurava a ligação entre Calgary-Londres. O aparelho teve de aterrar em Toronto por causa de um odor conotado com um problema elétrico.

O incidente ocorreu na noite de domingo para segunda-feira.

“Por medida de precaução, e por causa de um ligeiro odor elétrico, o comandante do voo AC850 decidiu aterrar em Toronto para mudar de aparelho antes de iniciar a travessia do Atlântico”, explicou hoje o diretor de relações públicas da Air Canada, John Reber, sem avançar mais pormenores sobre o eventual problema.

A bordo do Boeing 767 da Air Canada estavam 201 passageiros. O aparelho aterrou normalmente em Toronto e os passageiros foram transferidos para outro aparelho com destino a Londres (aeroporto de Heathrow).

Este caso aconteceu algumas horas depois de dois aviões da companhia regional canadiana Porter Airlines terem sido forçados a aterrar de emergência, no domingo, devido ao aparecimento de fumo na cabine dos dois aparelhos.

Estes incidentes são divulgados numa altura em que prosseguem as buscas para encontrar o Airbus 320-200 da companhia de baixo custo AirAsia que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo.

O aparelho, que fazia a rota entre a cidade de Surabaya, na ilha indonésia de Java, e Singapura desapareceu em pleno voo, depois de o piloto ter pedido para mudar de rota devido às más condições meteorológicas registadas naquela zona.

O piloto pediu para desviar o plano de voo, mas passados cerca de 40 minutos o contacto foi perdido, segundo a companhia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …