São precisas várias vacinas para superar a pandemia de covid-19

Uma equipa de cientistas, da qual o principal conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, faz parte, sugere que uma vacina não é suficiente para superar a pandemia de covid-19, sendo necessário várias delas para que se possa pôr um ponto final na situação.

“Estamos a enfrentar uma série de eventos sem precedentes com uma doença que se espalhou globalmente e infetou mais pessoas num período mais curto de tempo do que qualquer outra infeção nos tempos modernos”, diz o coautor Larry Corey, professor na Divisão de Vacinas e Doenças Infecciosas no Fred Hutchinson Cancer Research Center.

“Para superar os desafios à nossa frente, cada um de nós precisa de trazer nada menos do que o nosso absoluto melhor. A investigação e o desenvolvimento das vacinas de covid-19 exigirão criatividade, cooperação e compromisso para salvar o maior número de vidas possível, o mais rápido possível”, acrescentou, citado pelo New Atlas.

O artigo científico foi publicado, esta semana, na revista Science e discute várias questões que terão de ser resolvidas antes que uma vacina possa ser efetivamente lançada. A imunidade e a reinfeção são alguns dos assuntos abordados.

Algumas equipas de cientistas estão a procurar voluntários dispostos a contrair intencionalmente o vírus para que seja testada uma vacina experimental. Os autores do artigo mostram a sua preocupação com este tipo de testes em humanos, alertando que a eficácia num jovem adulto pode não ser a mesma num idoso, por exemplo.

Os investigadores sugerem que são precisas várias vacinas para satisfazer as necessidades globais e terminar com a pandemia.

“Provavelmente, nenhuma vacina ou plataforma de vacina sozinhas atenderão à necessidade global e, portanto, uma abordagem estratégica para o esforço multifacetado é absolutamente crítica”, escrevem os autores do artigo.

A derradeira mensagem dos cientistas é um apelo à colaboração global harmoniosa nos processos de desenvolvimento, fabricação e distribuição de vacinas.

“O caminho para o desenvolvimento de uma vacina eficaz para o SARS-CoV-2 exigirá que a indústria, o Governo e os académicos colaborem de uma forma sem precedentes, cada uma adicionando os seus pontos fortes individuais”, lê-se no artigo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …