São precisas várias vacinas para superar a pandemia de covid-19

Uma equipa de cientistas, da qual o principal conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, faz parte, sugere que uma vacina não é suficiente para superar a pandemia de covid-19, sendo necessário várias delas para que se possa pôr um ponto final na situação.

“Estamos a enfrentar uma série de eventos sem precedentes com uma doença que se espalhou globalmente e infetou mais pessoas num período mais curto de tempo do que qualquer outra infeção nos tempos modernos”, diz o coautor Larry Corey, professor na Divisão de Vacinas e Doenças Infecciosas no Fred Hutchinson Cancer Research Center.

“Para superar os desafios à nossa frente, cada um de nós precisa de trazer nada menos do que o nosso absoluto melhor. A investigação e o desenvolvimento das vacinas de covid-19 exigirão criatividade, cooperação e compromisso para salvar o maior número de vidas possível, o mais rápido possível”, acrescentou, citado pelo New Atlas.

O artigo científico foi publicado, esta semana, na revista Science e discute várias questões que terão de ser resolvidas antes que uma vacina possa ser efetivamente lançada. A imunidade e a reinfeção são alguns dos assuntos abordados.

Algumas equipas de cientistas estão a procurar voluntários dispostos a contrair intencionalmente o vírus para que seja testada uma vacina experimental. Os autores do artigo mostram a sua preocupação com este tipo de testes em humanos, alertando que a eficácia num jovem adulto pode não ser a mesma num idoso, por exemplo.

Os investigadores sugerem que são precisas várias vacinas para satisfazer as necessidades globais e terminar com a pandemia.

“Provavelmente, nenhuma vacina ou plataforma de vacina sozinhas atenderão à necessidade global e, portanto, uma abordagem estratégica para o esforço multifacetado é absolutamente crítica”, escrevem os autores do artigo.

A derradeira mensagem dos cientistas é um apelo à colaboração global harmoniosa nos processos de desenvolvimento, fabricação e distribuição de vacinas.

“O caminho para o desenvolvimento de uma vacina eficaz para o SARS-CoV-2 exigirá que a indústria, o Governo e os académicos colaborem de uma forma sem precedentes, cada uma adicionando os seus pontos fortes individuais”, lê-se no artigo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está deparecida. De acordo com o jornal espanhol Maitha al …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …