São precisas várias vacinas para superar a pandemia de covid-19

Uma equipa de cientistas, da qual o principal conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, faz parte, sugere que uma vacina não é suficiente para superar a pandemia de covid-19, sendo necessário várias delas para que se possa pôr um ponto final na situação.

“Estamos a enfrentar uma série de eventos sem precedentes com uma doença que se espalhou globalmente e infetou mais pessoas num período mais curto de tempo do que qualquer outra infeção nos tempos modernos”, diz o coautor Larry Corey, professor na Divisão de Vacinas e Doenças Infecciosas no Fred Hutchinson Cancer Research Center.

“Para superar os desafios à nossa frente, cada um de nós precisa de trazer nada menos do que o nosso absoluto melhor. A investigação e o desenvolvimento das vacinas de covid-19 exigirão criatividade, cooperação e compromisso para salvar o maior número de vidas possível, o mais rápido possível”, acrescentou, citado pelo New Atlas.

O artigo científico foi publicado, esta semana, na revista Science e discute várias questões que terão de ser resolvidas antes que uma vacina possa ser efetivamente lançada. A imunidade e a reinfeção são alguns dos assuntos abordados.

Algumas equipas de cientistas estão a procurar voluntários dispostos a contrair intencionalmente o vírus para que seja testada uma vacina experimental. Os autores do artigo mostram a sua preocupação com este tipo de testes em humanos, alertando que a eficácia num jovem adulto pode não ser a mesma num idoso, por exemplo.

Os investigadores sugerem que são precisas várias vacinas para satisfazer as necessidades globais e terminar com a pandemia.

“Provavelmente, nenhuma vacina ou plataforma de vacina sozinhas atenderão à necessidade global e, portanto, uma abordagem estratégica para o esforço multifacetado é absolutamente crítica”, escrevem os autores do artigo.

A derradeira mensagem dos cientistas é um apelo à colaboração global harmoniosa nos processos de desenvolvimento, fabricação e distribuição de vacinas.

“O caminho para o desenvolvimento de uma vacina eficaz para o SARS-CoV-2 exigirá que a indústria, o Governo e os académicos colaborem de uma forma sem precedentes, cada uma adicionando os seus pontos fortes individuais”, lê-se no artigo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …