/

São precisas várias vacinas para superar a pandemia de covid-19

Uma equipa de cientistas, da qual o principal conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, faz parte, sugere que uma vacina não é suficiente para superar a pandemia de covid-19, sendo necessário várias delas para que se possa pôr um ponto final na situação.

“Estamos a enfrentar uma série de eventos sem precedentes com uma doença que se espalhou globalmente e infetou mais pessoas num período mais curto de tempo do que qualquer outra infeção nos tempos modernos”, diz o coautor Larry Corey, professor na Divisão de Vacinas e Doenças Infecciosas no Fred Hutchinson Cancer Research Center.

“Para superar os desafios à nossa frente, cada um de nós precisa de trazer nada menos do que o nosso absoluto melhor. A investigação e o desenvolvimento das vacinas de covid-19 exigirão criatividade, cooperação e compromisso para salvar o maior número de vidas possível, o mais rápido possível”, acrescentou, citado pelo New Atlas.

O artigo científico foi publicado, esta semana, na revista Science e discute várias questões que terão de ser resolvidas antes que uma vacina possa ser efetivamente lançada. A imunidade e a reinfeção são alguns dos assuntos abordados.

Algumas equipas de cientistas estão a procurar voluntários dispostos a contrair intencionalmente o vírus para que seja testada uma vacina experimental. Os autores do artigo mostram a sua preocupação com este tipo de testes em humanos, alertando que a eficácia num jovem adulto pode não ser a mesma num idoso, por exemplo.

Os investigadores sugerem que são precisas várias vacinas para satisfazer as necessidades globais e terminar com a pandemia.

“Provavelmente, nenhuma vacina ou plataforma de vacina sozinhas atenderão à necessidade global e, portanto, uma abordagem estratégica para o esforço multifacetado é absolutamente crítica”, escrevem os autores do artigo.

A derradeira mensagem dos cientistas é um apelo à colaboração global harmoniosa nos processos de desenvolvimento, fabricação e distribuição de vacinas.

“O caminho para o desenvolvimento de uma vacina eficaz para o SARS-CoV-2 exigirá que a indústria, o Governo e os académicos colaborem de uma forma sem precedentes, cada uma adicionando os seus pontos fortes individuais”, lê-se no artigo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.